Últimas Notícias
recent

Debate Nerd Ciência #10 - 10 modos de destruir a Terra

Olá,Olá Nerds! A ideia da destruição do planeta Terra tem inspirado inúmeras profecias, previsões, histórias cientificas, filmes e vários outros aspectos da humanidade. Neste post, vamos mostrar 10 maneiras de acabar com nosso planeta, acabando com toda vida até a sua aniquilação. 

10 - Grandes Impactos


A Terra já foi vitima de grandes impactos, até mesmo em seus primórdios, quando o seu núcleo e superfície eram quentes, ela sofreu diversas colisões. Um dos mais conhecidos foi o impacto do meteoro que destruiu os dinossauros e até 70% da vida na Terra. Esse meteoro, que caiu a 65 milhões de anos atrás, era um pouco maior que o Monte Everest.
Mesmo assim não tinha massa ou suficiente para destruir o planeta então, para fazê-lo, é necessário algo maior: Um impacto planetário, cujo as gravidades atraíssem uma a outra e começasse um grande abraço colossal.
Poderíamos usar Marte como exemplo, ele teria 30% da massa da terra e poderia acabar com a vida em nosso planeta. O lado que for atingindo seria pulverizado e o outro lado, sofreria com desastres ambientais de proporções imensas, mas não o suficiente para obliterar o planeta, destruí-lo por completo.
Mas como você sabe disso? bom, a cerca de bilhões de anos atrás um grande meteoro colidiu com a terra, esse meteoro era um pouco maior que marte, mesmo assim não a destruiu a terra, mas foi responsável pela criação da lua.

Para destruir o nosso planeta com impacto, precisamos de algo muito maior, então vamos usar Vênus. Pra quem não sabe, Vênus é a irmã gêmea da terra, tem 80% da massa de nosso planeta e seria mais do que suficiente pra destruir por completo, mas se fundiria pra se tornando uma nova Terra-Vênus, muito maior do que os planetas que deram a sua origem.



9 - O grande Congelamento 


A nossa terra está a 149 milhões de quilômetros do sol, mas vamos supor que der algumas alteração em sua orbita e que a terra se afasta-se do sol de 5 em 5 milhões de quilômetros. Chegaria em momento que o planeta iria ficar tão gelado que nada sobreviveria à superfície da terra e os oceanos se tornariam cemitérios congelados.



8 - Grande Combustão




Vamos imaginar que o nosso planeta se aproxime do sol de 5 em 5 milhões de quilômetros, aconteceria um aquecimento global? Bom, as grandes geleiras iriam derreter em questão de alguns anos e o nível do mar, aumentaria em mais de 60%, mas por pouco tempo, por que em um breve período de tempo, água que estaria em estado liquido, se tornaria gasoso e teríamos uma atmosfera de dióxido de carbono devido à superfície carbonizada e um grande efeito estufa.



7 - Parando a sua Rotação


E se a Terra parasse?
Todos sabemos que a terra está em rotação continua, mas o que vai pode acontecer se, de repente, parasse a sua rotação? Para quem ainda não sabe, a Terra se move a 1.666 km/h e se por um acaso ela para te se mover seria uma grande catástrofe. Mas por que você diz isso? Muito simples, apesar da rotação ter parado a sua atmosfera não vai parar de imediato então, tudo que tiver parado, iria se mover contra a sua vontade em uma velocidade muito extrema (lei da inércia), teríamos ventos de 1.600 km/h e tudo seria destruído. No final das contas a terra seria um planeta de extremos, calor e frio. O clima até poderia variar, mas só quando completasse a sua orbita solar. Então a cada 6 meses as coisas iriam se inverter, sim meu caro nerd, teríamos 6 meses de dias e 6 meses de noite



6 - Devorada Por Dentro

O colisor de Hadrons (acelerador de partículas)
Vamos imaginar um buraco negro do tamanho de uma bolinha de gude e vamos colocar ele o centro da terra, mas o que ia acontecer, o que a gente iria sentir primeiro? Bom, a primeira coisa que íamos sentir é a gravidade aumentando, logo depois aconteceria grande terremotos e nascimentos de novos vulcões pelo fato de que a placas tectônicas seriam gravemente afetadas e por fim a terra seria engolida de dentro pra fora.
Mas isso seria possível de acontecer? as possibilidades são pequenas, mas não nulas. Existe máquinas que são capazes de criar pequenos buracos negros como o Colisor de Hadrons (acelerador de partículas) na Europa, que pode criar pequenos buracos negros, mas tão pequenos que se consomem antes que possam causar qualquer problema.



5 - Parando a Gravidade 


Imagem da gravidade terrestre (portal r7)


Todos sabemos que tudo é regido pela lei da gravidade, mas o que aconteceria se caso a gravidade parasse? Bom, nem preciso dizer que tudo que sobe não ia descer, mas o que aconteceria exatamente com a Terra? No caso, a própria terra começaria a se desintegrar, pedaço por pedaço.
 Mas será que isso é possível, podemos parar a gravidade? por incrível que pareça a resposta é "talvez"... A força gravitacional faz parte das quatros forças fundamentais da natureza, junto com o eletromagnetismo, a força nuclear forte que é responsável pelo núcleo atômico em conjunto e força nuclear fraca que é a fonte da radioatividade, no inicio do Big Bang, a força nuclear forte e força eletrofraca (junção das forças eletromagnética e fraca) se uniram formando o que chamamos de "Inflação", que poderia ser a responsável  pela expansão do universo. Mas por um pequeno de periodo de tempo a inflação parou, quando as forças se desfizeram, então se uma força unificada  (eletrofraca) pode se dividir em duas. Sendo assim, é plausível que isso possa acontecer com a gravidade, ela poderia ser divida em duas forças diferentes.


4 - Aniquilação Pela Antimatéria 


Antimatéria
Sabemos que a anti-matéria serio oposto da matéria, então um 1 kg de anti-matéria destruiria 1 kg de matéria, mas o que aconteceria exatamente com a terra? Bom, se no caso um  1 kg de antimatéria destruiria 1 kg de  isso liberaria energia o equivalente a uma bomba térmica nuclear, mas é claro que precisaria muito mais do que isso. Segundo algumas estimativas seria necessário trilhões de anti-matéria pra que pode-se explodi a terra de dentro pra fora, mas isso pode acontecer? em nosso planeta não existe a anti-matéria, mas em nosso sol que está a 150 milhões de quilômetros tem, mas levaria bilhões ou até trilhões de anos para pegar e armazenar.



3 -   A Transformação pela Matéria Estranha



Isso tudo começaria a uma particular que é muito menor que o prótons e nêutrons chamada "quarks"   onde no núcleo dele existiria particular chamada para cima, para baixa e estranha, então poderíamos pegar determinada quantidade e transforma um quark em strangelets. Mas qual seria o risco? bom, como o nome diz "matéria estranha" tudo que ela toca vira matéria estranha, agora só basta  imaginar o que pode acontecer com a terra.
 Em todo caso, não existe matéria estranha em nosso planeta, mas em estrelas de neutros, é possível que exista quarks formando partículas pra cima, pra baixo e estranha, formando a matéria estranha 


 2 - Sendo destruindo por dois buraco negro


dois buracos negros colidindo
Todos sabemos que um buraco negro, atraí a matéria para dentro do seu centro e que nem a luz pode passar por ele, mas vamos deixar as coisas muito mais interessante, vamos colocar dois buracos negros um de cado lado de nosso planeta o que ia acontecer? nossa terra seria esticada, as placas tectônicas seriam rompidas, a gravidade iria aumentar e as partículas seriam destruídas. A cada momento a terra seria esticada, e seu pedaço e seu outro pedaço até não sobrar mais nada, mas e as possibilidades disso acontecer? elas quase nulas, a não ser que a terra sai de sua orbita e passe por dois buracos negros.



1 - Destruição do ecossistema através da poluição causada por nós.


Em primeiríssimo lugar, a maneira mais provável de acabar com nosso planeta é destruindo o ecossistema através da poluição que é causada por nós mesmos, não cuidando dos recursos hídricos, do ar, da terra, fauna e flora. O ser humano é o responsável pelo desequilíbrio que tem se instaurado em nosso planetinha azul. A água é a grande responsável pela existência de vida, o esgotamento deste recurso, seja por poluição, contaminação ou reações químicas aniquilaria a vida na face da terra. Mas antes disso haveria muita fome, envenenamento, doenças em nível extremo. Disparadamente esta seria a maneira mais dolorosa e cruel de destruir o planeta e por mais incrível que possa parecer, esta é a maneira mais "fácil" de fazer.

Como não queremos que a Terra seja destruída por nenhuma das 10 maneiras, vamos nos conscientizar de que é importante preservarmos nosso ecossistema, economizar água, poluir menos para que o impacto causado seja minimizado e possamos garantir vida na terra por milhares de gerações que virão a seguir!



E aí? curtiram? Deixem suas críticas, sugestões e elogios aí nos comentários e até quarta que vem em mais um Debate Nerd Ciência!

Debate Nerd

Debate Nerd

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.