Últimas Notícias
recent

Debate Nerd Ciência #12 - A Biologia do Flash

Olá, Olá Nerds, o post de hoje trocará de disciplina, sairemos da física e falaremos um pouquinho sobre biologia! Vamos falar sobre a biologia do maior velocista da ficção: Flash!

Flash
Você pode dizer: "Ah, mas o Flash é humano, logo a estrutura biológica dele é igual a minha."

Sim, a estrutura biológica é igual, mas o funcionamento dela nem tanto!

Então, vamos à análise!

Vamos começar falando sobre sua massa muscular, vemos que o personagem não é obeso, também não é franzino, percebemos que ele tem musculatura bem definida, semelhante a fisiculturistas, portanto, seu índice de gordura corporal deve estar por volta de 3%.



Mas ao contrário do que se pode pensar, o Flash não deve ter uma dieta hipocalórica, pelo contrário! como seu metabolismo é exageradamente acelerado, a dieta dele deve girar em torno de alimentos mais densos, tais como frutas secas, leite integral, carne vermelha, leite integral, nozes, aveia, peixes (rico em Omega 3), caso contrário, ele corre risco de hipertrofia muscular, além disso, deve ter alguma proteína em TODAS as refeições, ou seja, ele deve comer muita carne, clara de ovos ou ser sócio da empresa que fabrica Whey Protein. Além disso, a quantidade que ele deve comer também é muito grande! ou ele tem uma máquina de encolhimento, para caber muita comida em seu uniforme ou, ele é o herói que mais utiliza o teleportador da torre da Liga da Justiça rs.


Além disso o ATP (responsável pelo armazenamento de energia) deve ser alimentado por muita fosfocreatina, glicólise anaeróbica e ainda assim seria preciso realizar metabolismo oxidativo em uma velocidade extrema!

Traduzindo, as fonte de ATP são a fosfocreatina (molécula usada para reconstrução do ATP, que é gasto na contração muscular), glicólise anaeróbia (processo pelo qual o organismo quebra a glicose para gerar energia) e ainda o metabolismo oxidativo (processo pelo qual o organismo quebra carboidrato, lipídio e aminoácido para gerar energia). Só que tudo isso em velocidade extrema. O resultado disso é a produção de muito ácido lático, que o faria sentir extrema dor muscular. Para evitar essa dor, ele deve mudar o exercício e executar em menor intensidade (ou seja, parar de correr na velocidade da luz e andar de bicicleta na velocidade do som kkkk)

Tentem imaginar este ciclo: Os nutrientes entram na célula, que usa a glicose para gerar ATP que gera acido pirúvico, que vai parar na mitocôndria gerando acetil-coenzima A, girando o ciclo do ácido tricarboxílico (ácido cítrico). Simultaneamente lipídeos seriam utilizados para gerar ácidos graxos livres para as células, entrar no caminho da beta-oxidação e depois formar acetil-coenzima A e rodar o ciclo de Krebs (ácido tricarboxílico/cítrico). Deu nó né? Em mim também!

Bom, até o momento falamos da musculatura e metabolismo de nosso herói, vamos falar do resto do corpo.

Continuando com a biologia do movimento, sabe-se que 70% da energia é liberada em forma de calor e não em movimento logo, o Flash deve ter um excelente e superdesenvolvido sistema de arrefecimento corpóreo. Se for suor, seria muito interessante se ele tivesse hiperidrose (problema que causa suor excessivo) entretanto haja água, eletrólitos e isotônicos para reidrata-lo e haja nutrientes para gerar tanta energia. Se ele tiver órgãos de arrefecimento normais, a alternativa é ter um sistema de resfriamento em seu traje.

Além de tudo isso, Flash precisa ter cérebro e olhos muito desenvolvidos, para poder ver e processar informações com tamanha velocidade.



O olho humano leva 40 milésimos de segundo para processar uma imagem, por isso filmes, que na verdade são sucessões de imagens estáticas, nos dão sensação de movimento, passam em uma velocidade maior do que o olho humano pode captar. Lâmpadas seguem o mesmo princípio, oscilam em 60Hz (ou seja 60 vezes por segundo), imperceptível para o olho humano, entretanto, para o Flash, isso não basta, seu olho e, por consequência, seu cérebro, precisam estar adaptados para velocidades bem maiores, ou seja,  nosso herói pode ver as lâmpadas piscando, as imagens estáticas dos filmes. Se não tiver controle de seu poder, tudo vai ser muito... parado...

Vamos falar do sistema digestório,



Para digerir a quantidade de comida que ele precisa para manter seu metabolismo funcionando, as paredes precisam estar cobertas com uma quantidade impressionante de muco, pois a quantidade de suco gástrico no estômago seria imensa, se não for dessa maneira, úlcera na certa. No intestino delgado, onde ocorre a maior parte do processo de digestão, deve haver grande concentração das enzimas enviadas pelo pâncreas e pelo fígado para que os nutrientes sejam plenamente absorvidos. Caso contrário, Flash teria que comer muito mais para produzir a mesma quantidade de energia, sem contar que ele teria que se tornar sócio de uma fábrica de papel higiênico.

Por fim, vamos falar do coração e dos pulmões.

 

O oxigênio é fundamental para a produção de energia através dos processos que já escrevemos acima, para que o organismo do nosso herói possa dar conta da quantidade de oxigênio que ele precisa, o pulmão deve ser maior que o habitual, a traqueia idem e ainda contar com algum outro tipo de respiração, como a cutânea, senão ele não conseguirá oxigênio suficiente para se locomover na velocidade que precisa. Além disso, precisa ter um coração adaptado para bater muito rápido o tempo todo, para que a troca de gases seja feita com eficiência e o organismo seja oxigenado constantemente. Um problema que pode ocorrer é a pressão arterial baixar, devido ao excesso de batimentos cardíacos.


Bom, é isso, por enquanto, espero que tenham gostado. Críticas, sugestões e elogios, deixem nos comentários e até quarta-feira que vem no próximo Debate Nerd Ciência!




Raphael

Raphael

Sou marido, pai, filho, pensador, psicologo (não por formação, mas por maioria de votos), NERD (e tenho orgulho disso), curto animes, mangás, HQs, séries, filmes, livros, vídeo-games, enfim, Nerd com "N" maiúsculo, curto heavy metal, power metal, metal progressivo. Sou cristão protestante e fé é questão de foro íntimo, respeite isso. Meus blogs são: vossavateologia.blogspot.com.br www.debatenerd.com.br

Um comentário:

  1. Ele não precisa produzir energia em seu organismo ele é alimentado pela speed force. quando ele corre nem mesmo precisa respirar. Se bem que sem oxigenio seu cérebro entraria em pane. mas energia ele tem de sobra taves semi-infinita.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.