Últimas Notícias
recent

Debate Nerd Ciência #13 - Por que não existem frutas, planetas e outras formas quadradas na natureza?


Melancia Quadrada - sim, existe, criação japonesa, mas não é natural!
Olá, Olá Nerds! Vocês já se perguntaram o porquê não existir formas quadradas na natureza? Antes que vocês queiram me matar, pois certamente vocês já viram objetos com quatro lados que não foram feitos por mãos humanas, mas lembrem-se que um quadrado é um quadrilátero com 4 lados iguais e 4 ângulos de 90º. Existem outros quadriláteros que sim, existem na natureza, como o losango, que pode ser visto em diversos tipos de folhas, como as que mostro abaixo, mas o quadrado, propriamente dito, não existe. Mas por quê? No post de hoje tentaremos responder essa pergunta.


Kaunia Rufescens (pop Espinafre-de-árvore)
Primeiramente, falando de frutas, não existem frutas quadradas porque para existir a forma quadrada é necessária muita energia para produzí-la. A primeira lei da termodinâmica, que é uma variação da lei de conservação de energia, também conhecida como Principio de Joule, postula que a energia total que é transferida para um determinado sistema é igual a variação da sua energia interna, trocando em miudos, toda energia é conservada. a questão é que isso não é feito por otimização do trabalho, mas sim por minimização do trabalho, ou seja, a natureza é preguiçosa, rs. Desta maneira, toda natureza produz de modo a conservar sua energia e minimizar o trabalho. Por isso as formas das frutas e folhas são assimétricas, cilíndricas, exagonais, esféricas, triangulares e losangular (no caso de folhas), por serem formas que necessitem de pouca energia para se formarem.

Em segundo lugar: por que planetas e outros astros são redondos?

Planetas
Segue o mesmo princípio anterior, por conta da conservação de energia, mas também por conta da estabilidade. A forma esférica é a mais estável (do ponto de vista da física) de todas as formas geométricas. Pensem da seguinte maneira: existe um amontoado de partículas, poeira, rochas se aproximando, devido a Lei da Gravitaçao Universal de Newton (já explicada em posts anteriores), esses objetos começam a atrair-se mutuamente, faço a pergunta, qual a forma mais simples de se unirem e se alinharem de modo com que fiquem todos o mais próximo possível de seu núcleo de modo com que fiquem o máximo possível ligados ao "corpo"? Se você respondeu "Se tornando uma esfera" você acertou! A forma mais simples de ficarem o mais próximo possível do núcleo, portanto mais ligados ao corpo e portanto, mais estáveis, é se tornando uma esfera, onde cada ponto da superfície está equidistante do núcleo.

Bem, é isso, deixem suas dúvidas, críticas, sugestões e elogios aí nos comentários e até quarta-feira que vem no seu, no meu, no nosso Debate Nerd Ciência!



Raphael

Raphael

Sou marido, pai, filho, pensador, psicologo (não por formação, mas por maioria de votos), NERD (e tenho orgulho disso), curto animes, mangás, HQs, séries, filmes, livros, vídeo-games, enfim, Nerd com "N" maiúsculo, curto heavy metal, power metal, metal progressivo. Sou cristão protestante e fé é questão de foro íntimo, respeite isso. Meus blogs são: vossavateologia.blogspot.com.br www.debatenerd.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.