Últimas Notícias
recent

Debate Nerd Ciência - Especial de Natal - Qual a velocidade do trenó do Papai Noel?

Ho, Ho, Ho Nerds!

 Este é o primeiro especial do Debate Nerd Ciência, neste post vamos falar do Bom Velhinho! Não está em discussão se ele existe ou não, vamos parametrizar que ele existe e que na noite de Natal ele viaja com seu trenó e suas renas ao redor do mundo levando presentes às crianças que se comportaram bem. Mas para que ele consiga entregar todos os presentes em apenas uma noite, qual deve ser a velocidade que ele viaja?



Para sabermos tal valor, teremos que levantar os dados demográficos, área dos continentes e distância entre os continentes. 

Consideraremos ainda que esta habilidade do Papai Noel é mágica e altera algumas leis da física. Então vamos aos cálculos!

A população mundial está em torno de 7,4 bilhões de habitantes e 25,79%[1] da população mundial tem a faixa entre 0 a 14 anos, ou seja, aproximadamente 1,9 bilhões de pessoas são crianças! Além disso, cada casa tem em média 1,3 crianças.

A Ásia é o continente com a maior densidade demográfica, aproximadamente 25 crianças por Km2 , em segundo lugar, vem a Europa com 18, em seguida vem a África com 8,3, depois vem as Américas com 5,6 e por fim, a Oceania com 1 criança por Km2.[2]

Sendo assim, já temos nossos dados demográficos, vamos aos demais dados.

A Área dos continentes é de 148 milhões de Km2, a distancia aproximada entre os continentes (pelo menor ponto) é de 7000km. Em posse de todos esse dados conseguimos calcular a velocidade do trenó do Papai Noel.

Primeiramente temos que entender que ele faz toda entrega em uma única noite, então em quantas horas ele faz todas as entregas? Em 8, 12? Não, em 24. “Mas como assim? Você não disse que ele só faz isso a noite?” Sim, vamos pensar, se Papai Noel começar suas entregas pela República do Kiribati (Lugar mais adiantado do mundo UTC+14) e viajar no sentido contrário à rotação da Terra, ele terá, pelo menos, 24 meias-noites para entregar todos os presentes (Na verdade são 31). “Há, agora ficou mais fácil”, SQN.

Levando em consideração que cada casa tem aproximadamente 1,3 crianças, e que TODAS as crianças estão devidamente domiciliadas, que os lares estão uniformemente divididos e que o Sr. Kris Kringle, ou São Nicolau, dependendo de sua cultura, não faz distinção de crença ou religião, vamos aos cálculos
Vamos começar pela Ásia, se em 1km2 tem 25 crianças, significa que nesta área tem 40 casas de 6,42m de frente em média, na Europa são 18 casas de 7,45m de frente, Na África seriam 8 casas de 11m de frente, na América seriam 6 casas de 13,35m e na Oceania, uma única casa, que você pode dar a metragem que quiser, não vai interferir no cálculo.

Levando em consideração a área de cada continente, baseado pela distância, em quilômetro da somatória de todas as casas, dividindo tudo isso pelo tempo em segundos (24 horas equivalem a 86.400 segundos), Papai Noel precisaria visitar 16.996 casas POR SEGUNDO para que conseguisse entregar todos os presentes! Obviamente demoraria mais em países e cidades mais populosos, mas isso já foi observado neste cálculo.

Ou seja, Papai Noel teria 0,00006 segundos para sair do trenó, entrar, deixar o presente, tomar leite com biscoitos e voltar para o trenó!

Supondo ainda, que as casas estejam distribuídas adequadamente pelo planeta (para simplificar os cálculos), podemos dizer que o trenó se locomove a uma velocidade aproximada de 150.000km/s, ou seja, METADE DA VELOCIDADE DA LUZ! Levando em consideração que ele precisa parar e descer de casa em casa. Nossa, Papai Noel é rápido!!!

Bom, é isso, Espero que tenham gostado! Deixem suas críticas, sugestões e elogios aí nos comentários e até próxima!




[1] http://www.indexmundi.com/pt/mundo/distribuicao_da_idade.html
[2] https://geobancodedados.wordpress.com/2014/11/23/densidade-demografica/ pegamos os dados de densidade demográfica e dividimos pelo percentual de crianças. 
Raphael

Raphael

Sou marido, pai, filho, pensador, psicologo (não por formação, mas por maioria de votos), NERD (e tenho orgulho disso), curto animes, mangás, HQs, séries, filmes, livros, vídeo-games, enfim, Nerd com "N" maiúsculo, curto heavy metal, power metal, metal progressivo. Sou cristão protestante e fé é questão de foro íntimo, respeite isso. Meus blogs são: vossavateologia.blogspot.com.br www.debatenerd.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.