Últimas Notícias
recent

NFL: Como funcionam os playoffs

Olá, Olá, Nerds!!

 Meus amigos! Here we go again!



A temporada da NFL está chegando ao fim (infelizmente). No último sábado, 9, foram disputados os primeiros jogos dos playoffs, isso significa que em mais alguns dias teremos o tão esperado campão do aclamado quinquagésimo super bowl. Geralmente os últimos jogos são os mais emocionantes, principalmente pelo fato de serem mata-mata, algumas precisam de uma ou duas prorrogações para serem decididas, uma vez que uma partida de playoff não pode terminar empatada.
Mas muitos dos que acompanham futebol americano, principalmente os que fazem isso pela primeira vez, não entendem direito como funciona o processo de classificação de uma equipe para o playoff de sua conferencia, através deste post tentaremos explicar da maneira mais simples possível para que fique claro para todos, por mais confuso que pareça até agora.
Cada uma das duas conferencias é dividida em 4 grupos com 4 equipes, os primeiros colocados de cada um dos grupos passam automaticamente para os playoffs, enquanto os dois melhores colocados da conferência passam ocupando a quinta e sexta vagas, isso já costuma gerar um ponto de interrogação aos novos amantes do esporte, que estão acostumados com o futebol por exemplo, onde passam sempre times que possam realizar pares de jogos (16 times formando as oitavas de final por exemplo).
Os dois times de melhor campanha geral dentro da conferencia passam automaticamente para a segunda rodada dos playoffs, o chamado Divisional Game, sendo assim descansam na primeira semana e chegam em melhores condições para o jogo, os outros 4 times se enfrentam de acordo com as suas campanhas nos chamados wild cards, uma espécie de repescagem. Cada time é chamado de seed, e são ordenados de 1 a 6 de acordo com as suas campanhas na temporada regular. Nos wild cards o seed 3 (O de melhor campanha entre os 4 restantes) enfrenta o seed 6 (O de pior campanha entre os 4 restantes) e o seed 4 enfrenta o seed 5, os seeds 3 e 4 jogam em casa. A tabela fica assim:

Wild cards
Seed 3 x Seed 6
Seed 4 x Seed 5




Após a decisão nos primeiros jogos restam 4 times e estes disputam o Divisional Game, a semifinal de divisão, os dois times que descansaram enfrentam os dois times que passaram também de acordo com suas campanhas na temporada regular, o seed 1 enfrenta o vencedor de wild card de pior campanha durante a temporada e o seed 2 enfrenta o de melhor campanha durante a temporada, sendo assim podemos afirmar que:
O seed 1 NUNCA enfrentará o seed 3
O seed 2 NUNCA enfrentará o seed 6
Imaginem que no wild card o seed 3 venceu o seed 6 e o seed 5 venceu o seed 4. Nesta configuração de tabela a situação seria a seguinte:
Divisional game
Seed 1 x seed 5
Seed 2 x seed 3





Os times de melhor campanha (seeds 1 e 2) jogam em casa seus jogos, independente de quem sejam seus adversários.
A última decisão de conferencia, championship game, acontece entre os vencedores dos dois últimos jogos. A essa altura não existe mais restrições sobre quem enfrenta quem, pois é o jogo que além de decidir o campeão da divisão define também quem vai ao super bowl, o principal jogo da temporada, mas este assunto fica para a próxima postagem.
Espero ter ajudado vocês a entenderem um pouco melhor como funcionam os playoffs deste esporte que a cada ano que passa ganha mais e mais seguidores no Brasil, e não percam nenhum jogo, acreditem, vale a pena assistir, por mais que seu time não esteja mais, é muita emoção!


 Então pessoal fiquem atentos ao nosso blog, para mais informações sobre o mundo da NFL!


Agradecimentos a Otávio Pimentel pelo ótimo texto disponibilizado.




Iran Tomas Neto

Iran Tomas Neto

Jamais caia, roube, engane ou beba. Se for cair, que seja nos braços de seu amor, se for roubar, roube boas amizades, se for enganar, engane a morte e se for beber, beba nos momentos de tirar o seu fôlego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.