Últimas Notícias
recent

Debate Nerd Ciência #17 - A Partícula de Deus

Olá, Olá Nerds!

 O tema de hoje é divino! (prometo parar com esses trocadilhos) Vamos falar sobre o Bóson de Higgs, que ficou mundialmente conhecido como A Partícula de Deus.


Mas afinal, por que ela ficou conhecida por esse nome? Ela realmente tem características divinas? O que ela tem de tão especial? No texto de hoje vamos responder a essas perguntas, então, sem mais delongas, vamos ao texto!

Primeiramente, o Boson de Higgs ficou conhecido por esse nome graças ao livro de Leon Lederman publicado em 1993 chamado "The God Particle", que literalmente significa "A partícula-Deus". Na verdade, essa foi uma jogada de marketing, pois o nome verdadeiro do livro seria "The Goddamn Particle" ou "A partícula amaldiçoada por Deus", ou simplesmente, "A partícula amaldiçoada". A editora que o publicou achou que um livro com o nome "amaldiçoado" no título não venderia muito e então sugeriram a mudança do título, que foi aceito pelo autor e, obviamente, foi sucesso de vendas.

Em segundo lugar, o Boson de Higgs é a excitação quântica massiva do Campo de Higgs, trocando em miúdos, ela é uma partícula desse campo. Mas o que ele tem de tão especial? Bom, simplesmente, se ele não existisse, não existiria matéria, ou seja, não existiria você, eu, esse planeta, essa galaxia, o universo não existiria!

Você pode perguntar: Não existiria nada? Eu responderei: Existiria o ESPAÇO, você pode treplicar: "Mas o espaço não é nada! E eu falaria, sim, o espaço é alguma coisa e inclusive pode ser dobrado, segundo nosso amigo Albert Einstein! E pasmem, o Espaço é preenchido pelo campo de Higgs!

E é daqui que vamos começar a entender o Boson de Higgs e seu campo!

Bom pense na cerimonia do Oscar, você meu célebre ninguém, foi convidado para assistir a cerimônia, você vai entrando pelo tapete vermelho, alguns paparazzis te fotografam, e você consegue passar com boa facilidade e entrar no saguão principal. Cinco minutos depois surge a Lindsay Lohan, uma celebridade decadente, mais paparazzis vão fotografá-la e ela não encontra tanta facilidade assim. De repente chega Robert Downey Jr. Centenas de paparazzis e fãs se amontoam em volta do ator que tem uma dificuldade absurda para passar pelo tapete vermelho e entrar no saguão.

A ideia é a mesma, você, Lindsay Lohan e Robert Downey Jr.são partículas, o tapete vermelho é o campo de Higgs e os paparazzis são a excitação causada neste campo. As partículas que causam maior excitação a este campo, ou seja, as celebridades que mais atraem fotógrafos, ganham mais massa, pois enfrentam maior dificuldade em passar, partículas que causam pouca excitação ou nenhuma, ganham pouca ou nenhuma massa. O Fóton não excita o campo de Higgs e portanto não tem massa, da mesma maneira que um desconhecido não atrairia fotógrafos no tapete vermelho do Oscar.

E é dessa forma que uma partícula ganha massa para formar a matéria e tudo o que conhecemos hoje.

Por fim, vamos as respostas as perguntas iniciais: A partícula de Deus ganhou esse nome por causa de um livro, ela não possui características divinas (se bem que isso depende da sua fé também) e ela é especial porque a existência de TODA matéria depende dela.

Bom, é isso, espero que tenham gostado e até semana que vem no próximo Debate Nerd Ciência!
Raphael

Raphael

Sou marido, pai, filho, pensador, psicologo (não por formação, mas por maioria de votos), NERD (e tenho orgulho disso), curto animes, mangás, HQs, séries, filmes, livros, vídeo-games, enfim, Nerd com "N" maiúsculo, curto heavy metal, power metal, metal progressivo. Sou cristão protestante e fé é questão de foro íntimo, respeite isso. Meus blogs são: vossavateologia.blogspot.com.br www.debatenerd.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.