Últimas Notícias
recent

Debate Nerd Ciência #20 - A Bomba Atomica

Olá, Olá, Nerds!

O assunto de hoje está explosivo! Vamos falar de um tema sugerido pela maior fã do Debate Nerd Ciência... Minha esposa! kkkk


Hoje vamos falar da bomba atômica, sua construção e seu funcionamento. Então, sem mais delongas, vamos ao texto!

Sabemos, através dos fatos históricos e das consequências causadas, que as bombas atômicas, também conhecida como bombas nucleares, tem potencias avassaladoras, capazes de destruir cidades, são armas que, se usadas para o mal, podem por fim a vida na Terra. Nós do blog Debate Nerd abominamos esse tipo de utilização, queremos que essa tecnologia seja utilizada para salvar vidas. Você pode perguntar: "como uma arma de destruição em massa pode salvar vidas?" Bom, eu não falava exatamente da bomba, mas da tecnologia que faz com que ela exista, mas já que estamos refletindo sobre isso, talvez uma aplicação futura dessa bomba seja para desviar um provável meteoro em rota de colisão com nosso planeta, por exemplo.


A bomba atômica é, como já disse, uma arma de destruição em larga escala, que funciona através de fissão ou fusão nuclear. A fissão nuclear é um processo que quebra o núcleo do átomo, gerando dois átomos menores, diferentes do anterior, isso se dá pelo bombardeamento de partículas como o nêutron. Esse processo libera muita energia. Fusão nuclear se dá quando o núcleo de dois átomos se funde formando um terceiro, esse processo é feito diariamente pelo nosso e também libera muita energia.

Bombas norte-americanas
As bombas por fusão nuclear são muito mais poderosas que as bombas por fissão, para vocês terem uma ideia, em Hiroshima foi utilizada uma bomba por fissão de Urânio, em Nagasaki foi utilizada uma bomba de fissão por Plutônio, essas bombas já são muito poderosas por si mesmas, entretanto, a Tsar Bomba, que é uma bomba por fusão testada pelos soviéticos em outubro de 1961 tinha aproximadamente 5000 vezes mais potências que a de Hiroshima, além disso, você pode pegar o poder das duas bombas nucleares da segunda guerra, somar o poder de destruição de todas as outras bombas lançadas durante a guerra e só conseguirá atingir o poder da Tsar Bomba se você multiplicar tudo isso por 10!!!

Tsar Bomba
A Tsar bomba tem 57 Megatons, ou seja, sua explosão geraria 5,3x10^24W ou, 5,3 SEPTILHÕES de Watts. Isso ainda não é suficiente para matar o Goku, podem ficar tranquilos.

agora vou explicar um pouco mais detalhadamente o que é Fissão e Fusão nuclear

Fissão Nuclear: Normalmente os átomos são estáveis, isto é, estão equilibrados, ficam ali quietinhos fazendo a função que lhe foi confiada, compondo matéria e por ai vai, ele vai ficar assim por toda a eternidade, mas existem alguns que não são estáveis, por terem poucos Neutrons ou por terem muitos, quando tem poucos, a distancia entre os prótons fica muito pequena e isso gera uma repulsão que causa uma fissão nuclear, se houverem muitos Neutrons, há um reação eletromagnética que também causará fissão nuclear. Uma bomba atômica por fissão nuclear funciona da seguinte maneira, pegasse um átomo como o Urânio-235, insere um novo neutron em seu núcleo, transformando-o em Uranio-236, causando instabilidade, causando assim a fissão nuclear. Vou traduzir, é como se pegassem você, Nerd leitor, e cutucassem sua ferida, seu calcanhar de Aquiles, você iria explodir? Sim, o átomo também. Só que a reação é em cadeia, o átomo de Urânio, se divide em outros dois, que se divide em outros dois e por aí vai. Imagina o tamanho da explosão que isso causa!


Fusão Nuclear: Fusão nuclear é mais simples de explicar, é só juntar dois núcleos atômicos e pronto... O problema é que para fazer isso é necessário uma energia cinética gigantesca, portanto, uma quantidade de calor muito grande. Esse é o processo que ocorre em nosso sol ele pega dois átomos de Hidrogênio e transforma em um Helio e por aí vai. Nosso sol é composto 76% de hidrogênio, 26% de Helio 1% de outros átomos.


Esses dois processos serviriam muito bem para os alquimistas da postagem anterior. o problema é que são processos muito caros e muito perigosos de tentar se fazer em casa. Então deixa para os cientistas mesmo.

Mas como descobriram que poderiam fazer esse tipo de arma? Graças ao nosso amigo de sempre (não, não é o Homem Aranha) Dr Albert Einstein. Foi ele quem disse, em 1939, que seria viável a construção dessa bomba. Depois disso, vários físicos do mundo todo, buscando fugir do Nazismo, do Facismo e outros ismos por ai, se refugiaram nos Estados Unidos, até que em 1942, o italiano Enrico Fermi conseguiu reproduzir uma reação atômica em cadeia. Por fim, em 1945, J. Robert Oppenheimer e sua equipe construíram a bomba atômica, com testes realizados em Julho de 1945 e sendo lançadas em Hiroshima em 6 de agosto de 1945. O resultado das duas bombas foi: MAIS de 200 mil pessoas mortas, sendo a maioria civis. um dos episódios mais lamentáveis da segunda guerra, perdendo apenas para o Holocausto.


Bom, vou ficando por aqui, espero que tenham gostado e até o próximo Debate Nerd Ciência!



Raphael

Raphael

Sou marido, pai, filho, pensador, psicologo (não por formação, mas por maioria de votos), NERD (e tenho orgulho disso), curto animes, mangás, HQs, séries, filmes, livros, vídeo-games, enfim, Nerd com "N" maiúsculo, curto heavy metal, power metal, metal progressivo. Sou cristão protestante e fé é questão de foro íntimo, respeite isso. Meus blogs são: vossavateologia.blogspot.com.br www.debatenerd.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.