Últimas Notícias
recent

Debate Nerd Ciência #22 - Criogenia Humana

Olá, Olá Nerds! O assunto de hoje está congelante (eu juro que tento parar com essas piadinhas, mas não consigo). Atualmente tem crescido o interesse das pessoas em criogenia, a maioria procura como alternativa para reverter uma morte certa. Mas afinal, será que é possível congelar o corpo humano e descongelar trazendo a pessoa de volta a vida? o que é criogenia? como funciona? tentaremos responder essas perguntas a partir de agora!

Capitão América Congelado


Criogenia humana e o congelamento de um cadáver com a intenção de traze-lo de volta a vida depois que tivessem descoberto a cura para sua doença, alguns multimilionários tem feito essa opção para, quem sabe, driblar a morte. Até o momento, morte é um estado irreversível, aliás, a morte clínica é um processo irreversível, pois trata da morte cerebral e não possuímos tecnologia suficiente para religar esse órgão.



O processo é simples, pega uma pessoa e coloca no freezer! Não, não é isso, brincadeirinha pessoal, nada de colocar aquele irmãozinho pentelho no congelador ok?
Na verdade ele funciona da seguinte maneira: Após a morte clínica, o corpo é resfriado com gelo mesmo, para evitar a proliferação bacteriana, na sequencia, o corpo recebe uma injeção de substancias anticoagulantes que evitam que os vasos sanguíneos sejam obstruídos, o sangue, então, é completamente drenado e no lugar é colocado uma substancia que irá proteger as células contra a formação de cristais de gelo.Logo em seguida, o corpo passa por um processo de congelamento através de gelo seco, diminuindo lentamente sua temperatura até chegar a -79ºC. Por fim, o corpo congelado é mergulhado em um tanque de nitrogênio liquido e ficará em forma de picolé até descobrirem a cura da doença que o matou, souberem como descongelar e souberem religar o cérebro.


Temos, pelo menos, dois problemas, o primeiro é no congelamento: Mesmo inserindo na corrente sanguínea substâncias para proteção, não é possível proteger todo o organismo da formação de cristais de gelo. Precisaria de uma substancia diferente para cada tipo de célula que o corpo humano possui e, para alguns grupos celulares, esse tipo de proteção não existe. O problema com a formação de cristais de gelo é que ele destrói a célula, pois a deixa trincada. O segundo é com o descongelamento: Precisam acontecer três coisas para poder descongelar uma pessoa, a primeira é descobrir a cura da doença que matou a pessoa, a segunda é saber como religar o cérebro humano. Ok, descobrimos as duas primeiras coisas, vamos descongelar o cara! Bom ta aí o terceiro problema: como elevar a temperatura dos tecidos sem quem cause dano a eles? Você já viu como fica o corpo queimado por gelo? Exatamente, fica deteriorado, e para descongelar uma pessoa teríamos que zerar a possibilidade de danificar qualquer tecido. Essa será a maior dificuldade que os laboratórios encontrarão.


Bom, é isso, espero que tenham gostado e até quarta-feira que vem no próximo Debate Nerd Ciência!
Raphael

Raphael

Sou marido, pai, filho, pensador, psicologo (não por formação, mas por maioria de votos), NERD (e tenho orgulho disso), curto animes, mangás, HQs, séries, filmes, livros, vídeo-games, enfim, Nerd com "N" maiúsculo, curto heavy metal, power metal, metal progressivo. Sou cristão protestante e fé é questão de foro íntimo, respeite isso. Meus blogs são: vossavateologia.blogspot.com.br www.debatenerd.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.