Últimas Notícias
recent

Debate Nerd Ciência #24 - Transplante de cabeça

Olá, Olá, Nerds!

Sim, é isso mesmo que vocês estão lendo, o tema de hoje é Transplante de Cabeça!

Frankenstein
Você pode dizer: "Mas Raphael, achei que este fosse um blog sério e você vem com uma dessas?". Por mais incrível que possa parecer, isso é muito sério. Alguns cirurgiões já buscaram meios para fazer tal procedimento e é sobre isso que vamos falar nesse texto. Então, sem mais delongas...

Foi noticiado no ano passado que em 2017 seria feito o primeiro transplante de cabeça em humanos. O feito será executado pelo neurocirurgião italiano Sergio Canavero e será realizado no paciente russo Valery Spiridonov que se voluntariou.

Sergio Canavero
Valery Spiridonov

Valery sofre de Síndrome de Werdnig-Hoffman, que é uma doença degenerativa de origem genética. Essa doença o impede a se movimentar, trás dificuldades para beber e comer. A expectativa de vida de um paciente com Síndrome de Werdnig-Hoffman é que viva somente até os 3 anos de idade, Valery é uma exceção, visto que já tem 30 anos. 

Mas a pergunta que fica é: se Valery é o primeiro humano a passar por esse tipo de procedimento, já houve tentativa anterior com algum animal?  A resposta é Sim, já houve transplante de cabeça anterior e foi feito em macacos!

Isso começou em 1954 quando o médico Vladimir Demikhov implantou em um pastor alemão a parte dianteira de um filhote, sendo esse o primeiro cachorro de duas cabeças criado cirurgicamente.

Dr. Vladimir Demikhov

Ele fez cerca de 20 cirurgias semelhantes, os cachorros que sobreviveram por mais tempo duraram 30 dias, a rejeição do corpo em relação a nova cabeça foi muito grande.

Anos depois, os Estados Unidos, motivados pela guerra fria, financiaram as pesquisas do Dr. Robert White sobre transplantes cerebrais, até que em 14 de maio de 1970, a equipe do Dr White conseguiu efetuar o primeiro transplante de cabeça efetuado com sucesso. Este procedimento foi efetuado em dois macacos. Após a cirurgia, o macaco seguia o cirurgião com os olhos e demonstrou bastante raiva. 


Dr Robert J White

A cirurgia foi feita da seguinte forma: Os dois macacos (chamaremos de A e B) foram colocados sob animação suspensa. As artérias e veias do macaco B foram ligadas a uma máquina para que o fluxo sanguíneo não fosse interrompido no cérebro, pois caso contrário, haveria a morte dos macacos. Depois de garantir que o fluxo sanguíneo não fosse interrompido, a cabeça do macaco B e do macaco A foram retiradas, então as veias e artérias da cabeça do macaco B foram conectadas à do macaco A e por fim, toda cabeça foi conectada, fazendo a cirurgia ser um sucesso.

Procedimento Cirúrgico

Perceberam uma coisa? A medula espinhal não foi reconectada. Sim, o macaco ficou tetraplégico! De qualquer modo, devido a lesão severa da medula, o macaco não tinha chances de voltar a andar. 
Devido à complicações na cirurgia o macaco viveu apenas 1 dia e meio. Outros implantes foram feitos, mas o que mais tempo ficou vivo, o fez por 8 dias.


Macaco Transplantado
A questão que fica é: Como será que o Dr Canavero vai resolver o problema da lesão da medula?
Segundo o próprio médico, ele fez essa cirurgia em outros animais com sucesso, mas por questão de ética, sacrificou os bichinhos. Ele afirma que se fizer um corte limpo, com lâmina de diamante, aplicando apenas 10 Newtons de força, a medula não é danificada, a reconexão é "colada" com polietilenoglicol.

Seria o Dr Canavero um charlatão? A sociedade médica acredita que sim, os riscos dessa cirurgia são muito altos e a rejeição do novo corpo é quase certa, fora os paradigmas éticos, mas seria esse o primeiro passo para a imortalidade?

deixem aí nos comentários!!


Se quiserem saber mais sobre o assunto, assista a um documentário transmitido pela TV Odisseia de Portugal.



Raphael

Raphael

Sou marido, pai, filho, pensador, psicologo (não por formação, mas por maioria de votos), NERD (e tenho orgulho disso), curto animes, mangás, HQs, séries, filmes, livros, vídeo-games, enfim, Nerd com "N" maiúsculo, curto heavy metal, power metal, metal progressivo. Sou cristão protestante e fé é questão de foro íntimo, respeite isso. Meus blogs são: vossavateologia.blogspot.com.br www.debatenerd.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.