Últimas Notícias
recent

Debate Nerd Ciência #28 - Paradoxos temporais - Parte 1

Olá, Olá Nerds, voltaremos ao tema viagem no tempo e mostraremos aqui alguns paradoxos que podem ocorrer devido a uma eventual transição temporal.



O tema de hoje foi sugerido pelo Paulo, um Nerd que conheci em um Food Truck e como eu, gosta de refrigerante de cola, pizza de pepperoni, prefere o Sasuke à Naruto e prefere Digimon à Pokemon. Abração Paulo, obrigado pelo tema!

Paradoxos são pensamentos, proposições ou argumentos que contrariam os princípios básicos e gerais. O paradoxo temporal seria aquele que, devido a viagem no tempo, geraria resultados logicamente impossíveis. Sem mais delongas, vamos a eles

1- Paradoxo do Avô

O que aconteceria se um viajante temporal, voltasse ao passado e matasse seu avô antes que seu pai tenha nascido? Essa é a questão central do paradoxo do avô. Se ele matar seu avô, como nasceria para poder viajar no tempo e cometer tal assassinato?

Alguns críticos dizem que como o passado já foi escrito ele não poderá ser alterado, ou o viajante estará em um universo paralelo, ou a pessoa que ele irá matar não é seu avô biológico (seu pai seria fruto de uma relação extraconjugal da sua avó), ou seu pai é adotado, ou você é adotado, etc.

Outros diriam ainda que como a única coisa que pode comprovar a existência é a matéria, o viajante, mesmo matando seu avô, continuaria existindo, a diferença é que ele surgiria "repentinamente" no tempo.

2 - Paradoxo Ontológico (bootstrap)

Esse paradoxo foi explicado no episódio 4 da nona temporada da excelente série Doctor Who, seria o seguinte: O viajante do tempo, vai ao passado porque ele quer conhecer Beethoven, ao chegar no passado, ele descobre que Beethoven nunca existiu, então ele publica as sinfonias "tornando-se próprio" o Beethoven, mas aí vem a pergunta: Quem compôs a melodia original? A musica foi criada do nada?

Nesse paradoxo, a capacidade de influenciar o passado não causa uma modificação na linha temporal, na verdade, o viajante só descobre a sua função no tempo, visto que determinado acontecimento só ocorreu devido sua influência.

3 - Paradoxo da duplicação

Um viajante do tempo chega em determinado momento do passado, onde ainda não tinha viajado, Um acontecimento o impede de utilizar novamente sua máquina do tempo e a partir daquele instante existirá uma cópia permanente do viajante.

4 - Paradoxo dos Loops Sexuais

Um viajante temporal vai ao passado e tem relações sexuais com uma ancestral tornando-se ancestral dele mesmo.

5 - Paradoxo da Descontinuidade

Para este paradoxo, necessita-se de pelo menos 2 viajantes temporais. Pense no seguinte fato: Um viajante do tempo encontra no passado um outro viajante conhecido, que partiu de um ponto do futuro diferente do dele. Essa pessoa pode não reconhecer o viajante, pois no presente desta pessoa, eles ainda não se encontraram, ou seja, ele pode estar encontrando esta pessoa antes do momento que se conheceram.

6 - Paradoxo Final: um viajante volta no tempo e impede que a tecnologia utilizada para viagens temporais seja criada

Novamente temos aqui um paradoxo que interfere diretamente no futuro deste viajante, se nunca existiu a tenologia, como ele voltou ao passado?



Bom esta é a primeira parte, são 12 paradoxos temporais, quarta feira que vem traremos os outros 6, não percam!!


Raphael

Raphael

Sou marido, pai, filho, pensador, psicologo (não por formação, mas por maioria de votos), NERD (e tenho orgulho disso), curto animes, mangás, HQs, séries, filmes, livros, vídeo-games, enfim, Nerd com "N" maiúsculo, curto heavy metal, power metal, metal progressivo. Sou cristão protestante e fé é questão de foro íntimo, respeite isso. Meus blogs são: vossavateologia.blogspot.com.br www.debatenerd.com.br

2 comentários:

  1. Plágio é phoda... Só trocou as palavras...

    http://maxiverso.com.br/blog/2016/07/13/os-paradoxos-temporais-na-ficcao/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão corajoso que não se identificou... ta "serto"

      O texto é sobre o mesmo tema, óbvio que o conteúdo é parecido... mas se vc leu atentamente, viu que gramaticalmente, é completamente diferente... então deixa de ser frouxo e tapado...

      Excluir

Tecnologia do Blogger.