Últimas Notícias
recent

Debate Nerd História #2 - A Capela dos Aflitos

Olá Nerds!

Voltamos hoje com o Debate Nerd História, e vamos falar de um lugar beeeem próximo, pelos menos dos Paulistas da região central, rsrs.

O tema de hoje é a Capela dos Aflitos, localizada no bairro da Liberdade, mais precisamente na Rua dos Aflitos ( gostei da criatividade aqui ) N° 70.


Capela dos Aflitos


Vamos voltar um pouco no passado, algo em torno de 1775, onde foi criado o Cemitério dos Aflitos, o primeiro cemitério da cidade de São Paulo, e foi neste cemitério, em 1779, que foi criada a Capela dos Aflitos. o Cemitério foi desativado em 1858, quando o cemitério da consolação foi criado ( e existe até hoje).

Mas até aqui, nada de mais ok? então o que temos de sobrenatural ou assustador ? vamos a parte interessante da coisa toda.

Capela dos Aflitos - 1939, Possível data da foto


O Cemitério dos aflitos era usado para indigentes, escravos que nao pertenciam a irmandade do Rosário, e para os condenados a forca, conhecidos como supliciados, estes, excutados no Largo da Forca, que atualmente é o Largo da Liberdade, onde fica a estação de metrô atualmente.
Veja no mapa abaixo, no canto superior direito, a localização do cemitério, e onde fica a capela.


Mapa de 1840

Agora que entendemos a geografia e ambientação de tudo, vamos aos ocorridos. 
O cemitério dos Aflitos foi um local com muitos sepultamentos de condenados, e um destes condenados, é o centro desta história. Francisco José das Chagas ( Chaguinhas, como ficou conhecido ) fazia parte do primeiro batalhão de caçadores em Santos, junto com Joaquim José Cotindiba, também condenado. Liderados por Chaguinhas, os amotinados atacaram um embarcação de bandeira portuguesa, resultando na prisão e condenação de ambos. 


Tela representando Chaguinhas, pintada pelo professor José Marques, em 1821.

Tudo pronto para o Enforcarmento, é chegada a hora de Chaguinhas...mas, misteriosamente, a corda que prendia Chaguinhas arrebentou, sem causar danos a ele, mas seu fim era certo, e uma nova tentativa seria feita, que viria a ser sem sucesso, pois mais uma vez a corda se arrebenta sem causar danos à Chaguinhas, apesar de 2 x 0 para Chaguinhas, resolveram fazer uma melhor de 3, que para surpresa, resultou na mesma coisa, a corda se arrebenta e nada acontece.

Apesar de todo esse mistério envolto das escapadas misteriosas, uma quarta tentativa foi feita, e desta vez, Chaguinhas não teve a mesma sorte e morre enforcado, como lhe foi sentenciado.

Ao escapar das cordas, o povo que assistia o enforcamento gritava "Liberdade, Liberdade" pois depois de 3 tentavivas sem sucesso, algo dizia que não era a hora dele ainda. especula-se que o nome do Bairro Liberdade se deu a este fato, aos gritos do povo por "Liberdade"


Rua dos Aflitos a noite


Alguns acreditam que Chaguinhas ainda circula pela região, inconformado com sua condenação e sua morte, e também pela crença de que ainda existam corpos enterrados debaixo da capela, onde ficava o Cemitério dos Aflitos. Claro que, não existe prova concreta de que exista de fato algo circulando por ali, mas muitos dizem sentir presenças estranhas durante os períodos mais calmos, outros alegam sentir um peso nas costas ou uma aflição estranha se aproximar da Capela.

A Capela tem forte ligação com outra igreja da região, a Capela das Almas dos Enforcados, mas vamos falar dela um outro dia.

Eu já fui nesta Capela para conhecer, era um sábado, tinha movimento, entrei na capela com alguns amigos, alguns não conseguiram ficar 1 minuto dentro dela, algumas pessoas não conseguiam nem entrar. Eu confesso que me senti estranho também, mas não a ponto de não suportar ficar dentro da Capela, era uma sensação estranha, não sei explicar o que senti.

Visitei também a noite, claro que apenas do lado de fora pois a noite a Capela está fechada, por estar escuro e também silencioso, o clima fica um pouco mais pesado, mas tudo fruto de nossos temores, que em alguns são beeem piores, neste dia a noite, meu amigo não se atreveu a chegar nem na metade da rua, isso por que estávamos em 4 pessoas. Eu me aproximei até o portão da Capela, sentia a mesma sensação que durante o dia, porém mais forte. Ficamos por ali por pouco tempo. 
E detalhe, quando eu fui, não tinha a menor idéia dessa história do Chaguinhas, nem mesmo que era um cemitério antingamente, tudo que sabia é que era uma "igrejinha antiga e sinistra" .

E vocês , caros leitores, já foram nesta Capela ou tem alguma história para nos contar? deixem nos comentários suas experiências e histórias.






Christopher Cezário

Christopher Cezário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.