Últimas Notícias
recent

Card Game contra as Drogas

Olá, Olá, Nerds!

Usaremos nesse post para comparativo um dos card games mais populares que existem, “Magic the Gathering”. Se você não sabe o que é Magic, por favor leia o post:

CONHECENDO O MUNDO DE MAGIC THE GATHERING!
Magic the Gathering
Agradecemos a Ericsson Alves pelo ótimo texto disponibilizado.

A ideia desse post começou com um questionamento feito ao Ericsson:

Leitor - Mas Ericsson você não pode comparar o Magic um jogo de cartas colecionáveis com drogas de uso injetável, oral ou respiratório, é impossível chegar a um consenso?

Ericsson - Posso sim... Pois o Magic é uma droga também, só que não é injetável, oral ou respiratória. Seu uso é diferente.

Magic the Gathering

1º Dislépticos vs Magic

Segundo o médico, psicólogo, psiquiatra e neurologista Jean Delay (falecido em 29/05/1987) que classificou todas as drogas alucinógenas como dislépticas (modificadoras) que agem diretamente nas acepções (sentidos). Tais substancias tem efeitos específicos na mente do usuário causando alteração dos sentidos limitando a percepção, concentração, pensamentos e a comunicação. Obviamente existem substancias mais poderosas (drogas pesadas) que causam confusão de noção de tempo e espaço, simulam sensações de sonho e provocam alucinações fortes como psicose, distúrbios de comportamento e visão dupla (por favor, não perca seu tempo, seu dinheiro e a aceitação da sociedade e de sua família usando tais substancias, existem meios mais saudáveis de você viajar na maionese vide abaixo).
Já os lépticos (Magic) agem como estimulantes, acredito que não seria necessário mesurar alguns exemplos (do Magic claro), mas só para confirmar, vamos pegar os efeitos primários: Percepção, Concentração, Pensamento e Comunicação.

O Magic estimula sua percepção?

Sim, pois é necessário ficar atento ao jogo se quiser vencer.

O Magic estimula sua concentração?

Sim, pois uma rodada define tudo, incluindo sua entrada para o mundial e o prêmio em dinheiro além do reconhecimento.

O Magic estimula seu pensamento?

Sim, é necessário horas de preparação, pensando na estratégia mais adequada, não é brincadeira quando digo que um jogador de Magic passa mais tempo montando o deck do que jogando.

O Magic estimula sua comunicação?

Sim, é fundamental ouvir opiniões diversas sobre combinações de cartas e estratégias.

O Magic como droga, vence os alucinógenos?

Sim. Sem sombra de dúvida, além de ser mais saudável e estimular diversas áreas cognitivas, também te impede de ser um completo estorvo na sociedade, sem contar que quem joga, deve escolher entre comprar Magic ou as drogas e nisso o as drogas perdem feio.





Magic the Gathering
2º Analépticos vs Magic

As drogas do grupo Analéptico são consideradas “depressoras” então eu vou pular propositalmente este tópico, pelo fator obvio:
Quem joga Magic está muito longe de ser uma pessoa que sofre desse sintoma, qualquer um que escolhe jogar card game, do que ficar trancado no quarto em um canto escuro, frio e solitário, esta longe de usar ou cogitar a hipótese de usar alguma substancia analéptica.

Logo Magic 2 x 0 Drogas

Magic the Gathering

3º Lépticos vs Magic

As drogas do grupo lépticos são consideradas “estimulantes” causando na mente do usuário alguns dos seguintes efeitos: aumento nos níveis de atividades motoras, cerebrais, cognitivas, reforça a vigília e muitas vezes tem efeito euforizante entre tantas outras.

O uso de tais substancias, pode disparar no metabolismo do usuário efeitos de adrenalina e até mesmo de prazer.

Temos aqui um pareô duro, mas observe que o Magic ainda é superior:

O Magic ajuda nos aumentos de atividades motoras?

De certo modo sim, veja bem: Se você já joga há algum tempo já deve ter uma coleção razoável de cartas, e toda a vez que você vai jogar com os amigos leva algumas pastas para trocar, leva mochila, lanche, água. Tudo isso pesa e não é pouco. Indiretamente o Magic estimula todos os seus músculos.

O Magic ajuda nas atividades cerebrais e cognitivas?

Essa é fácil... Vou até responder com outras perguntas: Tente jogar Magic com um pombo? Quem ganha? E quem sai cantando vitória?

O Magic reforça a vigília?

Sem a menor sombra de dúvida, algumas cartas tem efeitos determinados depois que são jogadas ou que algumas condições são estabelecidas, sem contar que uma partida é definida em melhor de três, então se você sabe que seu adversário tem determinada carta é bom estar atento ao momento de impedir tal ação dele.

O Magic dispara algum efeito euforizante, de adrenalina ou de Prazer?

Se você já assistiu ao vídeo do garoto que tira um Blastoise em um pacote de cartas de Pokémon sabe a resposta. Se não assistiu vou descrever no Magic a sensação que droga alguma no mundo causa:

Imagine a “coisa” mais incrível e desejada no mundo, você não pode comprar (é muito caro) somente um pequeno e seleto grupo de pessoas possui (você “NÃO” é um deles), em todos os lugares que você vai é comentado sobre tal coisa...

Essa “coisa” mudaria sua vida, lhe daria status, fama, mulheres, iates, mulheres, mansões, mulheres, carros de luxo, mulheres, dinheiro, mulheres....
Então... você compra um pacote de “coisas” com o dinheiro que você economizou o mês todo, e quando abre o pacote entre as diversas coisas que vem.... Táaaaa Dânnnnnn.... Lá está a “coisa” que você queria.

Alguma droga no mundo causa tal realização? 

Sim a coisa chamada MAGIC.
Magic the Gathering

Conclusão final:

O Magic vence as drogas, mas vale lembrar que nada em excesso faz bem, por isso sempre saiba dosar tudo em sua vida.

Agora vamos jogar?


Magic the Gathering



Iran Tomas Neto

Iran Tomas Neto

Jamais caia, roube, engane ou beba. Se for cair, que seja nos braços de seu amor, se for roubar, roube boas amizades, se for enganar, engane a morte e se for beber, beba nos momentos de tirar o seu fôlego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.