Últimas Notícias
recent

Debate Nerd Ciência #30 - A Terra é Plana?

Olá, Olá, Nerds!

Estamos de volta com o Debate Nerd Ciência, dessa vez, para tratar de um assunto que parecia superado na idade média, mas que voltou com força total.

Terra Plana
Seriam falsas as imagens da Terra produzidas pela Nasa? Seria uma conspiração Illuminati? Ao contrário de tudo que aprendemos na escola, seria a Terra Plana? É isso que um número crescente de pessoas tem dito, contrariando todo meio científico, essas pessoas afirmam que nosso amado planetinha azul é plano e não esférico.

Terra Plana
Segundo essa teoria, as imagens da Terra e de outros planetas são falsas, fazem parte de uma conspiração Illuminati para manter as pessoas dentro deste engano que seria o conhecimento da terra Esférica.

Para essas pessoas, o centro da terra é no polo norte e a borda da terra no polo sul, como mostra a figura abaixo.

Terra Plana
Vou colocar algumas argumentações do porque a Terra não pode ser plana, algumas por puro empirismo e algumas com base nas Leis da Física.

Terra Plana
1 - Como mostrado no canal do Pirula, se deitarmos no chão e olharmos para o alto, perceberemos a curvatura, entretanto a impressão que temos é de que estamos no centro dessa curvatura, em qualquer lugar da Terra, se deitarmos no chão e olharmos para o alto, teremos a mesma impressão. Se a Terra fosse plana e coberta por um domo, não seria possível esse tipo de observação, perceberíamos o ângulo do domo diferente em cada país.

2 – Se observarmos grandes embarcações em portos, poderemos perceber que a parte debaixo desses navios desaparece primeiro que a parte de cima, isso acontece devido à curvatura da terra. A linha do horizonte só aparenta ser plana porque a nossa estatura é muito baixa em relação ao diâmetro e ao perímetro da Terra.

3 – As constelações que estão na linha do Equador, como as constelações do Zodíaco, estão de ponta cabeça em relação aos hemisférios. Aqui no sul, enxergamos de um jeito, no norte eles veem a imagem inversa. Além disso, constelações que estão no norte, não são visíveis no sul e vice-versa. Isso só pode acontecer se a Terra for esférica.

4 – Todo objeto com massa tem um centro gravitacional, um ponto para onde todos os demais pontos do objeto são atraídos, um objeto que está distante deste ponto, tem menor atração que um ponto que está em distância menor, portanto necessitará de mais energia para exercer a ação da gravidade, se há uma fonte de energia, o objeto poderá ter outros formatos, entretanto de modo a gastar o menos possível, entretanto como nosso planeta não tem uma fonte, seu formato é esférico, pois esse é o formado de maior conservação de energia. Tudo no universo funciona de modo a gastar a menor quantidade de energia possível.

5 – Se a terra fosse plana e o sol tivesse dentro do domo celestial, como afirmam essas pessoas, jamais anoiteceria plenamente e poderíamos ver, a qualquer hora do dia, tanto o sol quanto a lua. A diferença é perceberíamos eles de tamanhos diferentes durante do dia por causa da distância que estariam de nosso país. Entretanto, quando fosse meia noite ou meio dia em Greenwich, veríamos os dois astros em pontos inversos no céu. E sabemos que isso não é possível. Logo, mais um indício que a Terra é redonda.

6 – Quando vemos um eclipse lunar, vemos a sombra da Terra projetada na Lua e essa sombra é redonda, Neste caso, uma imagem vale mais do que 1000 palavras, então observem a foto abaixo.

Eclipse Lunar
Existem outras evidências de que a Terra é redonda e não plana, mas entendo que essas são suficientes para refutar essa ideia. Nós do Debate Nerd, fazemos votos de que todos os leitores desse site tenham sempre a mente aberta, seja para religião, quanto para ciência e que teorias da conspiração não os alienem. Então até a próxima no Debate Nerd Ciência.

Terra Plana

Raphael

Raphael

Sou marido, pai, filho, pensador, psicologo (não por formação, mas por maioria de votos), NERD (e tenho orgulho disso), curto animes, mangás, HQs, séries, filmes, livros, vídeo-games, enfim, Nerd com "N" maiúsculo, curto heavy metal, power metal, metal progressivo. Sou cristão protestante e fé é questão de foro íntimo, respeite isso. Meus blogs são: vossavateologia.blogspot.com.br www.debatenerd.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.