Últimas Notícias
recent

Debate Nerd Ciência #31 - Aquecimento Global, mito ou realidade?

Olá, Olá, Nerds!

Voltando com nossas postagens cientificas para tratar de um assunto importante e polêmico. Aqui em São Paulo, temos passados por dias de calor extremo, algo que não experimentávamos há alguns anos atrás (isso observando apenas empiricamente) e sempre nesses dias de calor o assunto volta à baila. Desta maneira, vamos falar hoje sobre Aquecimento Global (AG). Seria ele um mito, ou seria verdade?



A primeira argumentação que apresentarei (e talvez a mais absurda) de quem pensa que AG é mito é praticamente uma teoria conspiratória. Afirmam que os EUA (ou qualquer outra superpotência  que queira colocar aqui) querem o manipular o mundo para promover energia nuclear e atrair grupos verdes.

Ok, pode até ser que os EUA queiram investir em energia nuclear, mas se o AG fosse invenção dos EUA, por qual motivo eles não assinaram o Protocolo de Kyoto? A principal argumentação norte-americana é que isso protocolo atrapalharia o desenvolvimento econômico do país. Os maiores poluentes e emissores de gases do efeito estufa são os EUA.

Falando em gases do efeito estufa...

A segunda argumentação de quem pensa que AG é mito é de que o CO2 (Dióxido de carbono), não é um poluente e que é fundamental para a fotossíntese, por isso não pode ser responsável pelo aquecimento.
Certo, realmente dióxido de carbono é fundamental para a vida na Terra, mas é responsável por tornar os oceanos mais ácidos. Nos últimos 100 anos o PH do oceano diminuiu por conta do aumento de CO2. Além disso, é um dos gases responsáveis pelo efeito estufa. Para entender o efeito estufa, pense em um carro exposto ao sol. A luz do sol vai entrar e parte da energia vai ser absorvida e parte vai ser refletida. Essa parte refletida é a radiação infravermelha, mas por terem comprimento de onda maior, não passa pelo vidro fazendo com que acumule energia em forma de calor. Se os vidros dianteiros estiverem abertos o carro vai ficar quente, mas não muito, porém se você fechar os vidros, o interior do veículo vai ficar muito quente. O CO2 funciona como o vidro do carro, impedindo que o calor saia do planeta, se você aumentar a quantidade de dióxido de carbono, certamente aumentar o calor da atmosfera terrestre.

A terceira afirmação de quem pensa que é mito dizer que a quantidade de gelo está aumentando, principalmente na Antártida.
Essa é uma das melhores argumentações, pois de fato o gelo da Antártida parecia mostrar aumento, entretanto dia 05/12/16 a Reuters[1] divulgou uma reportagem ondem mostra que gelo marítimo com a área da Índia derreteu por conta do aumento da temperatura, além disso, o gelo da Groelândia diminuiu drasticamente e isto está alarmando a comunidade científica.

Vamos colocar aqui a quarta argumentação e a última de nosso texto. Quem pensa que o AG é mito afirma que como pode a tecnologia ser tão avançada e não fazer nada para combater o aquecimento global?
E aí respondemos, como não? E quanto aos biocombustíveis, Motores elétricos, Energia solar, FBN (Fixação Biológica de nitrogênio). A ciência tem feito sua parte para diminuir a participação humana no aquecimento global.
Vamos ficando por aqui, espero que esse texto possa te ajudar no entendimento do aquecimento global e que, por ventura, se duvidava disso, possa definitivamente acreditar.
Aquecimento global é um fato e ignora-lo pode condenar a vida na Terra

Espero que tenham gostado, deixem suas críticas, sugestões e elogios aqui em baixo e em nossos perfis nas redes sociais. E até a próxima!!


Raphael

Raphael

Sou marido, pai, filho, pensador, psicologo (não por formação, mas por maioria de votos), NERD (e tenho orgulho disso), curto animes, mangás, HQs, séries, filmes, livros, vídeo-games, enfim, Nerd com "N" maiúsculo, curto heavy metal, power metal, metal progressivo. Sou cristão protestante e fé é questão de foro íntimo, respeite isso. Meus blogs são: vossavateologia.blogspot.com.br www.debatenerd.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.