Últimas Notícias
recent

O Guia Definitivo de Star Wars (Canônico)

Olá, olá Nerds!

Já estamos começando os aquecimentos para Star Wars: Os Últimos Jedi. Estamos com o Hype elevadíssimo para esse filme. Ansiedade à 1000!


Para o "esquenta" de hoje, vamos falar sobre a linha do tempo de Star Wars! Se você não conhece muito a franquia, mas tem o desejo de se aprofundar nesse maravilhoso universo criado por George Lucas, acompanhe esta postagem, pois falaremos sobre tudo o que você precisa assistir e ler para ser um exímio conhecedor da saga EM ORDEM CRONOLÓGICA.

Importante avisar que não serão considerarei as publicações consideradas "Star Wars Legends". Em um segundo momento, tentarei fazer uma linha temporal incluindo o universo expandido que foi desconsiderado em 2014.

É igualmente importante salientar que pode haver alguns spoilers, então... Alerta de Spoiler ativado.



Então vamos à cronologia!


1 - Não tem outro jeito de adentrar no universo de Star Wars se não for assistindo o primeiro filme da saga prequel:
Star Wars: Episódio I - Ameaça Fantasma


Esse filme começa a narrar a história de Anakin Skywalker, ainda escravo em Tatooine. Anakin encontrado pelo Jedi Qui-Gon Jin e seu aprendiz Obi-Wan Kenobi e é considerado por eles como o "escolhido" das profecias Jedi.


2 - Em seguida, vamos ler uma HQ
Star Wars: Darth Maul


A HQ Darth Maul publicada pela Marvel conta o surgimento desse Lorde Sith. Nessa história ele ainda é aprendiz de Darth Sidious (Chanceler Palpatine). a HQ se passe um pouco antes e durante o episódio I


3 - Voltamos aos filmes:
Star Wars: Episódio II -  Ataque dos Clones


10 anos depois, Anakin Skywalker, agora um aprendiz Jedi, ensinado por Obi-Wan Kenobi, é designado para proteger a senadora Padmé Amidala. Enquanto isso, a ordem Jedi, entra em guerra contra planetas separatistas liderados pelo ex-Jedi Conde Dooku (conde Dookan no Brasil).


4 - E mais uma HQ
Star Wars: Obi-Wan e Anakin


A HQ conta um pouco sobre o treinamento de Anakin com Obi-Wan Kenobi, antes das guerras clônicas. Se passa um pouco antes e durante o episódio II


5 - Agora vamos de animação:
Star Wars: The Clone Wars


Situada entre os episódios II e III, a série animada Star Wars: The Clone Wars, narra o desenvolvimento da guerra iniciada no segundo filme e desenvolve ainda mais os personagens Obi-Wan e Anakin.
Skywalker foi recentemente promovido à condição de Cavaleiro Jedi e agora está encarregado de treinar uma nova Padawan enquanto sua teimosia o coloca em diversas encrencas.


6 - Para continuar vamos agora citar um livro:
Star Wars: Dark Disciple


Esse livro, escrito por Christie Golden é baseado em 8 episódios de um arco da animação Star Wars: The Clone Wars. Sendo que desses 8 episódios, 4 nunca foram exibidos.
O livro narra uma investida Jedi contra o conde Dooku. O Conselho Jedi entendeu que Darth Tyranus está cada vez mais brutal e suas taticas e resolve enviar o cavaleiro Jedi Quinlan Vos, aliada à Sith Asajj Ventress para deter Dooku. Será que essa perigosa aliança dará algum bom resultado?


7 - Novamente com HQ
Star Wars: Darth Maul - Filho de Dathomir


Novamente uma HQ falando sobre Darth Maul, dessa vez pela editora Dark Horse Comics. É uma das poucas que não foram retiradas do canon depois que o controle de Star Wars passou para a Disney. Essa HQ conta como Darth Maul sobreviveu após ser cortado ao meio por Obi-Wan. Mais uma das obras baseadas nos episódios não lançados de Clone Wars.



8 - Voltamos aos filmes, finalizando a saga prequel
Star Wars: Episódio III - A vingança dos Sith


3 anos após o início das guerras clônicas, os Jedi estão espalhados pela galaxia enfrentando os separatistas, enquanto isso, Anakin se aproxima do Chanceler Palpatine e essa amizade ameaça a ordem Jedi e a própria republica. Neste filme vemos a transformação de Anakin em Darth Vader. Aqui ocorre a fatídica Ordem 66, que coloca fim na Ordem Jedi



9 - Voltando aos livros, leitura obrigatória
Star Wars: Ahsoka


O livro narra a história de Ahsoka Tano, agora ex Padawan de Anakin, depois da Ordem 66, até se tornar líder rebelde, direcionando pessoas a Bail Organa (pai adotivo da Leia)


10 - Ainda nos livros
Star Wars: Lordes dos Sith


O livro narra uma pequena resistência no planeta Ryloth, que trama uma ousada missão para assassinar Darth Vader e imperador Palpatine. A lealdade de Vader é posta a prova de maneira nunca vista antes.


11 - Ainda com livros:
Star Wars - Tarkin



O livro se passa após o golpe que deu fim à Ordem Jedi. Willhuf Tarkin é um jovem oficial de confiança do império com a incumbência de gerir a construção da estação espacial que ficou famosa sob o nome de Estrela da Morte. Neste livro, descobrimos o motivo de Tarkin odiar os Jedi e descobrimos também que o templo Jedi de Coruscant foi construído sobre um antigo santuário Sith


12 - Entrando um pouco no universo dos quadrinhos temos:
Star Wars: Kanan, o ultimo Padawan.



Essa HQ narra a história do surgimento Kanan, o Jedi protagonista da série Star Wars: Rebels (que será citada adiante). Conta o final de seu treinamento e seu relacionamento com sua mestra, a Jedi Depa Billapa até a fatídica Ordem 66 e 15 anos depois, volta ao planeta onde tudo aconteceu. Série de 12 HQs.


13 - Mais um livro
Star Wars: Um novo Amanhecer


Um Novo Amanhecer foi escrito por John Jackson Miller, é o primeiro livro do novo cânone que foi escrito. Narra a hjstória de como Kanan se encontra com Hera Syndulla (também protagonista da serie Rebels)


14 - De volta às animações e depois de citar dois personagens:
Star Wars: Rebels


Star Wars: Rebels começa 14 anos após a Ordem 66 e 5 anos antes do Episódio IV. A animação trás como pano de fundo o inicio da aliança Rebelde contando a história dos tripulantes da nave Ghost ( Hera Syndylla, Kanan e seu aprendiz Ezra Bridger, Zeb Orrelios, Sabine e o droid C1-10P, conhecido como Chopper).


15 - De volta aos filmes, uma obra prima (e, na verdade, um spin-off)
Rogue One: Uma História Star Wars


Rogue One se passa 7 anos antes da Grande Batalha de Yavin, mas começa 13 anos antes com Jyn erso observando seu pai ser recrutado para construir uma arma (a Estrela da Morte) à força pelo império. O filme mostra o esforço da Aliança Rebelde em encontrar os esquemas de construção da Estrela da Morte. Descobrimos aqui que a principal falha da arma imperial foi implantada propositalmente.


16 - Livro da nova coleção, Jornada para Star Wars: Os Ultimos Jedi
Star Wars: Leia, Princess of Anderaan



O livro, recém lançado nos Estados Unidos, conta a história de como a Princesa Leia Organa entrou para a rebelião.


17 - A trilogia clássica tem início
Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança


Nesse filme vemos o surgimento de Luke Skywalker como nova esperança de acabar com o governo opressivo do Império. Neste filme ocorre a Grande Batalha de Yavin que divide as eras dentro do universo Star Wars.


18 - Livro da série Jornada para Star Wars: O Despertar da Força
Star Wars: A Missão do Contrabandista


Novamente, o livro começa após (e neste caso, pode colocar Muito após) O retorno de Jedi. Han Solo está mais velho, sentado junto a outros contrabandistas e começa a contar histórias relacionadas à Millennium Falcon. A história narrada por Solo se passa logo após a destruição da Estrela da Morte.

19 - Mais livro
Star Wars: Battlefront - Twilight Company



Mesmo com a destruição da Estrela da Morte, o Império continua oprimindo a galaxia. O livro narra a história dos soldados da 61ª Infantaria Móvel, conhecida como Companhia do Crepúsculo. um grupo que não se deixará deter pelo império.


20 - Vamos novamente às HQs
Star Wars: Princesa Leia


As HQs narram as histórias de Leia Organa após ser resgatada das garras do império ao ser acusada de espionagem. Ela pega seu blaster e se junta à Aliança Rebelde.


21 - Continuamos com HQ
Star Wars: Darth Vader


A história segue os acontecimentos da destruição da Estrela da Morte e ao ataque Rebelde ocorrido em Cymoon I, visto em Star Wars 01-03, e agora Vader tem que sofrer da ira do Imperador


22 - Ainda com HQs
Star Wars: Vader Derrotado


Após a vitória na batalha de Yavin, Luke vai até o templo Jedi no planeta Vogras Vas, Darth Vader vai a seu encalço para convencê-lo a ir para o Lado Negro da Força. Essa HQ na verdade é uma série com 6 capítulos, contada nas HQs de Star Wars e Darth Vader. Apenas o primeiro número leva o nome da serie.


23 - Mais um livro
Star Wars: Herdeiro do Jedi


Luke é enviado para uma missão ao lado de R2-D2 e da franco-atiradora Nakari Kelen, mostra Luke em sua trajetória para dominar o uso da Força. Nesse livro, Luke terá que escapar de caçadores de recompensa e do exercito imperial.


24 - Ainda com livros. Esse é da série Jornada para Star Wars: O Despertar da Força
Star Wars: A Arma de um Jedi


Luke vai até o templo Jedi de Devaron que guarda segredos milenares sobre a antiga Ordem Jedi. O livro é narrado por C3PO e começa após o filme Retorno de Jedi, mas a história narrada pelo droid se passa antes de O Império Contra Ataca.


25 - E vamos de HQ
Marvel: Star Wars


HQ ainda em desenvolvimento, conta diversas histórias durante os filmes IV e V. Inicia logo após a vitória rebelde na batalha de Yavin.


27 - Mais HQ
Star Wars: Chewbacca



Chewbacca está sozinho quando ele bate com sua nave em um planeta imperial ocupada. Agora encalhado, Chewie precisa tentar voltar para a rebelião e ajudar uma menina jovem em necessidade. Série com 5 capítulos.


28 - ainda com HQ
Star Wars: Lando


A HQ se passa pouco tempo antes de O Império Contra-Ataca e conta algumas histórias de Lando Calrissian, que esta tentando roubar uma nave extremamente valiosa. Série com 6 capítulos.


29 - HQ de personagem novo
Star Wars: Doutora Aphra


Após fingir sua própria morte pelas mãos de Darth vader, a Doutora Aphra volta a trabalhar com sua paixão: Arqueologia. Acompanhada de seus droids "psicopatas" e do wookie Krrsantan Negro, não medirá esforços para conseguir o que quer. Série em andamento.


30 - Ainda HQ
Star Wars: Han Solo


Han Solo abandona a Aliança Rebelde e tenta viver sua vida de contrabandista à bordo da Millennium Falcon, entretanto os Rebeldes insistem em requerer seus serviços. Série com 5 capítulos


31 - Finalmente, mais um filme
Star Wars: Episódio V - O Império Contra Ataca.


Neste filme vemos o início do treinamento de Luke em Dabobah e a principal descoberta de Star Wars em uma das mais icônicas cenas da história do cinema: "I'm your Father"... "Noooo"


32 - Mais um livro da série Jornada para Star Wars: O Despertar da Força
Star Wars: Alvo em Movimento


A princesa Leia descobre os planos para uma nova Estrela da Morte e planeja uma taque contra o império. para despistar, sai em missão com um grupo de rebeldes para implantar informações falsas.
Esse livro fecha alguns furos de roteiro de Star Wars, tais como, o porque do império nunca ter suspeitado dos planos dos Rebeldes, ou o que aconteceu antes do resgate de Han Solo, que estava preso em Carbonita, além de trazer algumas pistas sobre o episódio 7.


33 - Mais um filme. Terminando a saga clássica.
Star Wars: Episódio VI - O Retorno de Jedi


Este filme termina a saga clássica, contando a derrota final do Império, a morte do imperador Palpatine e a redenção de Anakin Skywalker. Mas continue lendo, acabou a saga clássica, mas tem mais obras...


34 - Minissérie em HQ
Star Wars: Império despedaçado


A história se passa a partir dos minutos finais da Batalha de Endor, protagonizada por Shara Bey a mãe do piloto Poe Dameron do episódio VII. minissérie em 4 edições.

34 - mais um livro
Star Wars: Estrelas Perdidas


Estrelas Perdidas revisita os fatos dos filmes da trilogia clássica mas sob a ótica do casal Ciena Ree e Thane Kyrell. O sonho dos dois era o de pilotar naves imperiais, mas as diferencias políticas o separam, Thane se torna piloto da Aliança Rebelde enquanto Ciena continua fiel ao Imperador. O livro ainda trás uma visão diferente sobre a queda do império e pistas sobre o episódio VII.


35 - Mais um livro da série Jornada para Star Wars: O Despertar da Força (o primeiro da trilogia Aftermath)
Star Wars: Marcas da Guerra


O Livro trás as consequências da queda do Império, se passa logo após a batalha de Endor, mostrando como a galaxia recebeu a noticia da vitória dos Rebeldes.  Mostra ainda o que aconteceu com os remanescentes imperiais.


36 - Indo para o universo dos games
Star Wars: Uprising (ou Rebelião, no Brasil)


O Jogo se passa no sitstema Anoat, um grupo rebelde luta para se livrar dos remanescentes do Império e acabar com sua influência após as mortes de Palpatine e Darth Vader. O jogo é Mobile


37 - Continuando a trilogia Aftermath
Star Wars: Aftermath - Life Debt



O livro continua a história de "Marcas da Guerra". Leia envia Norra Wexley e seu filho Temmin em uma missão com Jas Amari, Zabrak e Sinjir Rath Velus. Eles acabam encontrando Han Solo e Chewbacca, que está indo para Kashyyyk, para ajudar a libertar o planeta.


38 - Ainda em continuação, o livro que finaliza a trilogia Aftermath
Star Wars: Aftermath - Empire's End



A equipe do livro anterior se dirige agora para Jakku e encontram a frota restante de Star Destroyers do império em órbita. Norra e Jas são presos, mas Temmin os liberta. Nesse livro vemos os primeiros passos da Nova Repúbica e o nascimento de Ben Solo, filho de Léia e Han Solo


39 - Mais um Game
Star Wars: Battlefront


O que mais se destaca nesse jogo é a expansão Battle of Jakku, que situa o jogador após a vitória dos rebeldes em Endor e vive os eventos que explicam o porque a paisagem de Jakku está como aparece em O Despertar da Força. O jogo saiu para Xbox, X One, Playstation 3 e 4


40 - Outro livro, agora da coleção Jornada para Star Wars: Os Últimos Jedi
Star Wars: Phasma


Neste Livro conhecemos a história de Phasma, que cresceu no planeta Parnassos, onde catástrofes ambientais condenaram seus habitantes a vidas curtas e amargas. Um dia ela é encontrada por Brendol Hux, pai do General Armitage Hux do Ep VII, que fica impressionado com suas habilidades e faz uma promessa: Se ela o ajudasse a voltar para sua nave, ele levaria ela e os habitantes daquele planeta para se juntarem à Primeira Ordem.


41 - Voltamos às HQs
Star Wars: C3PO


Essa HQ de volume único conta como C-3PO recebeu um braço vermelho, como o vemos em "O Despertar da Força"


43 - Mais um livro
Star Wars: Bloodline



O Livro foca em Leia Organa e em como ela se tornou general da Resistencia. Ela tem dificuldade em dividir sua vida como política, esposa, mãe e sente o peso de ser filha de Darth Vader. O Livro também cita seu filho Ben Solo e o fato dele não ter vivido sob o totalitarismo do império e não compreender o que é a Nova República. Dá algumas pistas sobre a ascensão da Primeira Ordem.


44 - Livro
Star Wars: Antes do Despertar


O livro Antes do Despertar, é focado nos três personagens principais da nova trilogia. Finn, Ray e Poe Dameron, conta histórias que se passam um pouco antes do inicio do filme VII.


45 - Novamente HQ
Star Wars: Poe Dameron


Poe Dameron também ganhou sua própria HQ na Marvel. São diversas histórias relacionadas ao piloto e seu grupo, o Esquadrão negro. Logo na primeira missão, está incumbido de encontrar Lor San Tekka, que pode ser o único a conhecer o paradeiro de Luke Skywalker, até então, desaparecido.


46 - Mais um livro da série Jornada para Star Wars: Os Últimos Jedi
Star Wars: The Legend of Luke Skywalker (previsão de lançamento em 31/10/2017)


Este livro conta com 6 histórias sobre Luke, que não necessariamente são verdades, mas que contribuíram para que ele se tornasse a lenda que podemos ver em O Despertar da Força. O livro ainda não foi lançado.


47 - Filme, Iniciando a trilogia sequel
Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força



O sétimo filme da franquia mostra o avanço da Primeira Ordem sob o comando do Supermo Líder Snoke e seu general Kylo Ren. A Antiga Aliança Rebelde, agora chamada de Resistência, liderados pela General Leia Organa precisa encontrar Luke Skywalker e destruir a base Star Killer, uma espécie de Estrela da Morte só que com tamanho superior a de alguns planetas.


48 - HQ
Star Wars: Captain Phasma


Phasma também ganhou sua própria HQ. Depois de muitas reclamações dos fãs, pois ela teve pouco tempo de cena  no filme, ela volta em uma história que mostra como ela conseguiu fugir antes da explosão da base Starkiller e como apagou as referência de como diminuiu os escudos sob coerção de Han Solo.


49 - Filme (ainda não lançado)
Star Wars: Os Últimos Jedi


Aqui ainda não temos o que falar, apenas especular. Deveremos ver o treinamento da Ray, talvez alguma explicação da ascensão da Primeira Ordem e a despedida de Leia Organa. Hype lá no Alto


Bom, é isso! Curtiram a lista? Vão virar especialista em Star Wars? Conhecem algum título que ficou faltando? deixem nos comentários aqui embaixo e em nosso perfil no facebook.

Até a próxima!

Raphael

Raphael

Sou marido, pai, filho, pensador, psicologo (não por formação, mas por maioria de votos), NERD (e tenho orgulho disso), curto animes, mangás, HQs, séries, filmes, livros, vídeo-games, enfim, Nerd com "N" maiúsculo, curto heavy metal, power metal, metal progressivo. Sou cristão protestante e fé é questão de foro íntimo, respeite isso. Meus blogs são: vossavateologia.blogspot.com.br www.debatenerd.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.