Últimas Notícias
recent

Jornada para Guerra Infinita: Dica de Leitura #10 - Trilogia do Infinito


Olá, Olá Nerds! Continuando nossa jornada para Guerra Infinita, o filme mais esperado do ano, vamos falar da maravilhosa Trilogia do Infinito! Avisando que este texto conterá Spoilers



Essa obra prima dos quadrinhos é composta por um prelúdio e mais três sagas: Desafio Infinito, Guerra Infinita e Cruzada Infinita, com roteiro feito pelo gênio da narração Jim Starlin, que é ninguém mais, ninguém menos do que o criador de Thanos. A obra começou a ser desenhada por George Perez, que consegue transmitir a emoção de cada personagem em seus traços, infelizmente Perez teve problemas pessoais e precisou sair. Quem assume então é Ron Lim que não ficou devendo em nada à genialidade de Perez e trouxe mais plasticidade aos movimentos dos heróis

Homem Aranha por George Perez

Homem Aranha por Ron Lim

Mas falando das histórias:
A Trilogia Infinita começa pelo prelúdio: Thanos, em busca de poder. A obra, desenhada por Lim, narra como Thanos conseguiu as Jóias do Infinito e a motivação dele. Buscando atender o desejo da Morte de por fim à vida de metade do universo, para conseguir agradar sua amada, ele parte em uma missão para encontrar as gemas com a finalidade de facilitar seu trabalho (e se tornar "digno" do amor da morte). Aqui podemos ver toda inteligência do Titã Louco para conseguir as gemas, enganando o Intermediário, para conseguir a Joia da Alma, vencendo o Campeão, para conseguir a Joia do Poder, derrotando o Jardineiro para conseguir a Jóias do Tempo Enganando o Corredor e o Colecionador para obter as joias do Espaço e da Realidade, respectivamente e por fim vencendo o Grão Mestre em um jogo para obter a joia da Mente. Tudo isso para conquistar sua amada Morte.




Entretanto, a Morte rejeita Thanos, o que acaba gerando uma das reflexões mais fantásticas feitas por um vilão e podemos ver o Avatar da Morte chorar!


Assim termina o prelúdio e tem início o Desafio Infinito.
Consumido pela tristeza da rejeição e por sua megalomania, Thanos deseja agradar a Morte de qualquer maneira. Sendo manipulado de maneira bem sutil por Mefisto, o semideus cumpre a promessa feita à sua amada e dá fim à vida de metade do universo. Surfista Prateado chega desesperado como um arauto da morte e avisa Doutor Estranho sobre a chegada de Thanos e seu plano. Quando metade da humanidade desaparece, os heróis remanescentes tentam parar o Titã.




No fim, até os seres cósmicos são envolvidos, Galactus, Caos, Ordem, Eternidade e até o Tribunal Vivo precisa arbitrar. No fim Thanos perde os poderes para a neta Nebulosa, e graças a inteligência de Adam Warlock a crise cósmica é neutralizada. Warlock, se torna o novo usuário da manopla do infinito.

Após o termino do desta saga, Adam Warlock tem dificuldade de continuar usando a manopla devido sua natureza, por possuir bondade e maldade em seu coração. Então ele expulsa a maldade e a bondade criando Magus (o lado mal de Warlock) e Deusa (o lado bom). Após isso, Tribunal Vivo e a Eternidade determinam que as Joias do Infinito não poderão ser usadas em uníssono novamente, então Warlock nomeia alguns personagens (incluindo Thanos) como os Guardiões do Infinito e entrega uma joia para cada um.

Esses eventos acontecem durante o interlúdio de Desafio Infinito e Guerra Infinita, entretanto os fatos são narrados brevemente em Guerra Infinita, não se preocupem.

Na segunda parte da trilogia vemos a saga que nomeia o filme: Guerra Infinita!


Nesta série, nossos heróis contam com a ajuda de Thanos (sim, Thanos ao lado dos heróis), que estava em exílio auto imposto,  para vencer Magus, o lado mal de Adam Warlock. O Titã encontra dificuldades para ser aceito pelos heróis, mas ainda assim os ajuda, pois o universo está em risco e ele é o único que pode evitar tal catástrofe.

Magus, utiliza doppelgänger para lutar contra os heróis e em alguns casos até substituí-los como foi o caso do Sr Fantástico. Wolverine, por conta do olfato, descobre a troca, revelando assim parte da estratégia de Magus. Entretanto, graças a uma excelente estratégia, ele consegue reativar a Manopa do Infinito e o uso em uníssono com as joias. Ele consegue 5 pedras, faltando apenas a joia da alma e por conta disso, Thanos e cia conseguem frustrar os planos do vilão.

Adam Warlock aprisiona Magus na Joia da Alma (que estava escondida) e tudo volta ao normal. No final Thanos lembra que Deusa, a parte "boa" de Warlock, ainda estava por aí e que logo, logo teriam que enfrenta-la. Um aviso do que estaria por vir em Cruzada Infinita



À partir daí, começa a terceira e última parte dessa mega trilogia: Cruzada Infinita! O inimigo agora é ninguém mais, ninguém menos do que Deusa!

"Mas como? A Deusa não é a parte boa de Warlock? Como ela pode ser a Inimiga?"

Continue acompanhando que você vai descobrir!


Em Cruzada infinita, Deusa surge com o propósito de acabar com o mal do universo, para isso recruta um grupo de heróis mais suscetíveis à fé para que sejam seu exército. O grupo de heróis que não foi recrutado discutia a respeito da "proposta" da Deusa, afinal seria que seria tão ruim assim a eliminação de toda maldade do universo?

Os remanescentes descobrem que aqueles que foram recrutados pela Deusa estão sofrendo lavagem cerebral e quando o Surfista Prateado consegue se libertar, vem ajuda-los a combater a parte "boa" de Warlock. Thanos e Warlock traçam a estratégia para vencer e trazem de volta Magus, pois apenas a existência do lado mal, pode anular o lado "bom".

Para eliminar o mal do universo, Deusa planeja matar todas as civilizações, Warlock e Thanos descobrem esse plano e agem antecipadamente, aprisionando-a, juntamente com Magus, na joia da alma. Os heróis são libertados da lavagem cerebral e a vida volta ao normal, terminando assim a Trilogia do infinito



Desafio Infinito é a melhor saga dentre as três, mostra Thanos de um modo nunca visto antes, um vilão com propósito, Starlin trabalha a mente do Arauto da Morte de maneira sublime, inteligente e perspicaz. Além disso nos faz refletir sobre conceitos metafísicos com a existência de um deus e filosóficos, como a solidão de um ser todo-poderoso e a pequenez e inutilidade humana ante a magnitude do universo. Esta é a obra que inspirou o novo filme dos vingadores e não a homônima Guerra Infinita. Estou com muita vontade de saber como eles vão solucionar o problema da falta de Warlock e das entidades cósmicas, pois a diferença entre Thanos e os Heróis é abismal.

A obra Guerra Infinita é mais direta, mais ação, perdendo um pouco o caráter filosófico da primeira parte, o leitor não é muito desafiado, só precisa curtir a ação e ver as estratégias de Thanos e Warlock para corrigir o problema. Mas isso não é ruim, muito pelo contrário, mostra a versatilidade de Starlim em criar histórias sob diferentes perspectivas. Leitura importantíssima.

Cruzada Infinita marca o retorno ao lado mais filosófico e metafísico e acrescenta o lado religioso como a adoração e a subserviência a alguém superior. Além de acrescentar a discussão sobre liberdade e livre arbítrio, além de nos colocar para pensar: Seria interessante ter um universo livre da maldade, pela "bondade" imposta e perda de sua ação livre?

A Trilogia do infinito é leitura obrigatória para todos os fãs da Marvel, tem uma história fantástica, arte linda e ainda te coloca para pensar. Gostaria muito que os filmes de super-heróis do MCU tivessem essa profundidade. (E não me venham falar de Capitão América: Guerra Civil, porque o Tratado de Sokovia foi mal explorado e não abordou em profundidade o fato de um herói ser uma arma em potencial.)

Bem, vou ficando por aqui, leiam essa série de deixem suas impressões aqui embaixo!!







Raphael

Raphael

Sou marido, pai, filho, pensador, psicologo (não por formação, mas por maioria de votos), NERD (e tenho orgulho disso), curto animes, mangás, HQs, séries, filmes, livros, vídeo-games, enfim, Nerd com "N" maiúsculo, curto heavy metal, power metal, metal progressivo. Sou cristão protestante e fé é questão de foro íntimo, respeite isso. Meus blogs são: vossavateologia.blogspot.com.br www.debatenerd.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.