Últimas Notícias
recent

O Mecanismo: O pior de Brasília na tela da Netflix - Crítica sem spoiler


Olá, Olá Nerds, Maratonamos a nova série da Netflix que está dando o que falar! O Mecanismo, que é inspirada nos eventos que deflagaram a operação Lava Jato da Polícia Federal do estado do Paraná.

Dirigido pelo premiadíssimo e genial José Padilla a série estreou na Netflix dia 23 de março e vem gerando fortes polêmicas, principalmente entre os envolvidos na Lava Jato.

Não estou aqui para falar se a história contada reflete 100% dos acontecimentos da operação da Polícia Federal, até porque, em todas as aberturas, a empresa de streaming faz questão que afirmar que a obra foi LIVREMENTE INSPIRADA apenas, então não nos cabe julgar a trama pela sua fidedignidade e sim pelo seu caráter "cinematográfico". E é sobre isso que falarei nessa crítica!


Obviamente, quando eu falar dos personagens, mencionarei em qual figura a operação que eles foram inspirados, mas isso é papo para daqui a pouco. Por ora, vamos falar do Roteiro

O Plot é o início das investigações contra o doleiro Roberto Ibrahim, conduzidas pelo delegado da Policia Federativa Marco Ruffo, até ser deflagrada a operação Lava Jato, que investiga os envolvidos em um escândalo de corrupção que começa na Petrobrasil. (qualquer semelhança não é mera coincidência)

Resultado de imagem para o mecanismo

O roteiro tem alguns furos, em muitos momentos dá a entender que alguns personagens são corruptos, mas a falta de envolvimento deles na trama nos faz carregar essas dúvidas até o fim da primeira temporada, os dramas familiares, principalmente do protagonista não foram muito bem desenvolvidos, principalmente no que tange a sua condição psiquiátrica. Espero que seja melhor trabalhado na continuação, mas não foram apenas esses, focaram demais nos detalhes da operação e esqueceram de desenvolver mais os personagens.

Outro ponto que me incomodou um pouco foi o excesso de cenas picantes, gastaram muito tempo de tela com sexo e mulheres seminuas, tempo que poderia ser usado para dar mais profundidade aos protagonistas. As vezes menos, é mais....

A série acerta no tom mais denso, na tensão criada, no envolvimento com a trama. Além disso, você sente empatia pelos protagonistas, não só por conta dos personagens em si, mas também pela entrega que de cada ator, que estão interpretando como nunca!


Resultado de imagem para o mecanismo

A história mostra de um lado toda podridão que ocorre na elite política brasileira, toda a arquitetura da corrupção para que o dinheiro do contribuinte pare indevidamente no bolso de pessoas sem escrúpulos que desejam o bem apenas a si mesmos e do outro lado uma polícia que não tem recursos suficientes para conduzir uma investigação de maneira adequada e ainda conta com membros que atuam "do lado de lá". Obviamente, independentemente da produtora falar sobre livre inspiração, esta é a realidade do nosso país, sujeira para tudo quanto é lado.

Mas voltando a cinematografia...

A fotografia está excelente, tecnologia de cinema, as cenas ficaram lindas, mesmo tomadas simples com drones ou paisagens do cotidiano ganham vida com ângulos diferentes e uma mexida na matiz e na saturação. Há inúmeras tomadas lindas do Jardim Botânico de Curitiba, da Praça dos Três Poderes em Brasília e vários outros pontos do Brasil. A palheta de cores mais neutra também é responsável pela densidade que a série propõe, trabalho Fantástico

As trilha sonora e as musicas utilizadas estão muito boas também, músicas que pegam pesado como Bichos Escrotos dos Titãs até a tranquila Gold de Chet Faker, que montam muito bem o clima da trama.

Resultado de imagem para o mecanismo

Os atores estão magníficos, trabalhos impecáveis de Selton Melo como o ex delegado Marco Ruffo, de Caroline Abras como a delegada Verena Cardoni e principalmente do ator Enrique Dias como o doleiro Roberto Ibrahim. Você percebe uma verdadeira entrega do elenco, com atuações únicas e convincentes. Você percebe uma falha ou outra, obviamente, como quando a Delegada Verena é "peitada" faltou um pouco mais de vigor no momento que ela se impõe, mas no geral a atuação é muito, muito boa!

Vamos ao Elenco

Selton Melo interpreta o ex Delegao Marco Ruffo, inspirado em Gerson Machado.

Resultado de imagem para o mecanismo



Caroline Abras como a Delegada Verena Cardoni que é inspirada na Delegada Erika Marena

Resultado de imagem para Verena Cardoni



Otto Jr. interpretando Juiz Paulo Rigo, inspirado no Juiz Sérgio Moro



Enrique Diaz é Roberto Ibrahim, que é inspirado no doleiro Alberto Youssef

Resultado de imagem para roberto ibrahim o mecanismo


Leonardo Medeiros como João Pedro Rangel (Pepê), inspirado em Paulo Roberto Costa, ex presidente da Petrobras 



Resultado de imagem para Leonardo Medeiros


Alessandra Colasanti como Wilma Kitano, inspirada em Nelma Kodama (doleira e amante de Youssef)
Resultado de imagem para Alessandra Colasanti o mecanismo


Emílio Orciolo Netto como Ricardo Bretch, inspirado em Marcelo Oderbecht




Sura Berditchevsky como Janet Ruscov, inspirada na ex Presidente Dilma Rousseff


Arthur Kohl, como João Higino, inspirado no ex-presidente Lula



Outros atores 

Tonio Carvalho interpreta o Vice-Presidente Samuel Thames,  inspirado no Presidente Michel Temer

MIchel Bercovitcht é o Senador Lúcio Lemes,  inspirado no Senador Aécio Neves

Fabio Yoshihara e o Agente China, inspirado em Newton Ishii, o Japonês da Federal

Maria Ribeiro é Marqueteira é inspirada em Mônica Moura
Osvaldo Mil como Luis Carlos Guilhome
Jonathan Haagensen como Vander
Giulio Lopes como Roberval Bruno
Susana Ribeiro como Regina

Outras Inspirações


Mario Garcez Brito é inspirado em Márcio Thomaz Bastos

Lorival Bueno (Presidente da OSA Eng.) é inspirado em Léo Pinheiro
Procurador Geral da República (sem nome citado na série) é inspirado no ex-Procurador Geral da República Rodrigo Janot

Maria Tereza, secretária da empreiteira Miller&Bretch é inspirada em Maria Lúcia Tavares, ex-secretária do grupo Odebrecht

Dimas Donatelli é inspirado em Deltan Dallagnol

Tony é inspirado em João Santana

Empresa PetroBrasil é inspirada na Petrobras

Empreiteira OSA é inspirada em Grupo OAS
Empreiteira Miller&Bretch é inspirada no Grupo Odebrecht

TR Distribuidora é inspirado em BR Distribuidora

Banco Brasileiro é inspirado em Banco do Brasil

Banco do Estado é inspirado em Banco Banestado
O Mecanismo é uma série muito boa, atual, baseada em eventos que temos a oportunidade de acompanhar dia a dia, a primeira temporada foi excepcional e já gerou polêmica, principalmente com as pessoas relacionadas na Lava Jato

Se o Debate Nerd recomenda? Sem dúvidas, não percam de jeito nenhum, mas fica aqui um alerta, não use a série como um meio de conhecer a operação Lava Jato, se este for seu interesse, procure literatura especializada!

Nota de zero a dez? 6,5


Resultado de imagem para o mecanismo


Raphael

Raphael

Sou marido, pai, filho, pensador, psicologo (não por formação, mas por maioria de votos), NERD (e tenho orgulho disso), curto animes, mangás, HQs, séries, filmes, livros, vídeo-games, enfim, Nerd com "N" maiúsculo, curto heavy metal, power metal, metal progressivo. Sou cristão protestante e fé é questão de foro íntimo, respeite isso. Meus blogs são: vossavateologia.blogspot.com.br www.debatenerd.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.