Últimas Notícias
recent

Como surgiu a superstição da Sexta-Feira 13?


Olá, Olá Nerds! Hoje é sexta-feira 13 (13/04/2018), você sabe o que isso significa? Exatamente! Nada...

Mas a cultura popular tornou esta ocasião famosa, graças a uma superstição que diz que toda sexta-feira 13 é um dia de extremo azar, varias obras foram inspiradas na data como a série de filmes "Sexta-feira 13" e serviram para popularizar ainda mais a data. O medo da Sexta-feira 13 chama-se frigatriscaidecafobia (agora tenta falar isso...)


Resultado de imagem para sexta-feira 13


Mas como surgiu essa superstição?

O número 12 é considerado completo, por exemplo, 12 tribos de Israel, 12 Apóstolos, 12 meses do ano, 12 signos do zodíaco, etc. Já o 13 é sinal de infortúnio, um número irregular, "egoísta" por ser divisível apenas por ele mesmo (13 é número primo). Então, em várias culturas espalhadas pelo mundo, desde a antiguidade o número 13 era visto como número de azar.

Imagem relacionada
Por Exemplo:
Na mitologia nódica houve um banquete, 12 deuses foram convidados, Loki não foi, mas resolveu aparecer e armou uma situação que terminou com a morte de Baldur, que era o favorito dos deuses
No Cristianismo, na mesa da santa ceia, haviam 13 integrantes à mesa e o evento terminou com a traição de Judas Iscariotes
No Tarô, a carta de número 13 representa a morte


Além disso, também há a crença histórica de que a sexta-feira é um dia de penitencia, abstinência e azar.


Por exemplo:
Segundo a tradição, Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira (embora não fosse "13")
Há quem diga que o dilúvio relatado na bíblia, também começou em uma sexta.
Na mitologia nórdica a deusa do amor Frigga (que deu origem a grigadag, sexta-feira) foi transformada em bruxa quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, então ela se reunia todas as sextas-feiras com mais 11 bruxas e o diabo (somando 13 participantes)

Então, devido a essas histórias e vários fatos ruins que ocorreram nessas datas corroboraram para que a superstição se fortalecesse e chegasse ao que conhecemos hoje.

Imagem relacionada



Alguns eventos ruins da sexta-feira 13

Em 13 de Outubro de 1307, a Ordem do Templo é acusada de traição à Igreja, pelo Papa Clemente V, sob pressão do Rei da França Philip IV, mandando para a prisão os seus membros nomeadamente o seu grão-mestre.

13 de Dezembro de 1968: O governo militar do Brasil decreta o AI-5, que, entre outras coisas, suspendeu direitos e garantias políticas, decretou estado de sítio no Brasil e dava poderes aos militares de fechar o Congresso.

O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.

A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao livro Sobreviventes: a Tragédia dos Andes, de Piers Paul Read, e ao filme Alive (Vivos) de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero).

Sexta-feira 13 de Novembro de 2015 foi um dia negro para a história da França devido aos 7 ataques terroristas, em Paris, que mataram cerca de 130 pessoas e feriram cerca de 400.

pra finalizar:
Mu, terra de nossos ancestrais, foi destruída em uma sexta-feira 13, e esta seria a origem do medo deste dia, segundo o pseudo-historiador James Churchward.


E aí? gostaram? deixem aí embaixo seus comentários

Resultado de imagem para sexta feira treze
Raphael

Raphael

Sou marido, pai, filho, pensador, psicologo (não por formação, mas por maioria de votos), NERD (e tenho orgulho disso), curto animes, mangás, HQs, séries, filmes, livros, vídeo-games, enfim, Nerd com "N" maiúsculo, curto heavy metal, power metal, metal progressivo. Sou cristão protestante e fé é questão de foro íntimo, respeite isso. Meus blogs são: vossavateologia.blogspot.com.br www.debatenerd.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.