Últimas Notícias
recent

Porquê Superman é maior que Goku?


Olá, Olá Nerds!

Chegamos a última postagem em homenagem aos 80 anos do Superman. E se vocês estavam esperando mais um dos milhares de "Versus" que já existem por aí, tentando provar "por A+B" porque um herói é mais poderoso do que o outro entrou no link errado. Pouco vai importar os feitos de cada um em suas histórias, aqui vale o que cada herói fez além de suas páginas e animações.

Quando afirmo que Superman é maior do que Goku, não é desmerecendo o Saiyajin mais amado do planeta, sei que ele é gigante e extremamente importante para a cultura pop, mas ele não tem a relevância que tem o Kriptoniano e não estou falando aqui da quantidade de obras, pois Superman já tem 80 anos de história enquanto Goku tem pouco mais de 30 e com longos hiatos. Estou falando da importância de cada um para a cultura pop


Mas vou deixar de delonga, e dar 5 argumentos do porquê o Homem de aço é maior do que o protagonista de Dragon Ball.

1 - TUDO veio à partir de Superman

Não, ele não foi o primeiro super-herói a figurar em uma HQ, esse posto pertence a The Clock, um herói da década de 30, mas foi a popularidade das histórias do Homem-de-aço que permitiu que surgissem Batman, Mulher Maravilha e Cia ltda, inclusive Goku. Mas por que ele se tornou tão popular?

Primeira versão do Superman
The Clock, O primeiro Super-Herói

2 - Ele preenche um vazio causado pela famosa "Sensação de impunidade"

A primeira versão do superman nao era a de um cara bonzinho, pelo contrário em "The Reign of Superman", o protagonista (o indigente Bill Dunn) recebeu seus poderes em uma experiência científica e quis dominar o mundo. Mas Clark Kent, o Superman como conhecemos hoje, sempre foi alguém que quis lutar pela verdade e pela justiça. Para quem não sabe, em 1932, Mitchell Siegel, pai do criador do super, foi vítima de latrocínio, por isso Jerry sempre odiou o crime e armas de fogo. Esse foi um dos motivos dele criar um homem que fosse à prova de balas, desde a primeira versão. Siegel estaria, em sua versão final do herói, criando a única pessoa que, embora não possa evitar todos os assassinatos, tem plena capacidade de combater efetivamente o crime e diminuir a impunidade e isso se reflete na personalidade do herói até hoje.

Diferentemente de Goku, que embora em alguns momentos dê uma surra em alguns bandidos, tem sua maior motivação no desejo de ser mais forte e enfrentar os mais poderosos. Embora tenha momentos de altruismo, suas motivações são perceptivelmente egoístas (basta ver como surgiu o Torneio do Poder em Dragon Ball Super)

Action Comics #1 (1938)

3 - A existência de uma figura como a de Superman, gera sensação de segurança e esperança

A Humanidade anceia por uma uma figura em que possam colocar toda sua esperança, com a certeza de que não haverá decepção. Nesse aspecto, a figura do Superman se torna claramente messiânica, nosso Homem-do-Amanhã é constantemente comparado a Jesus Cristo, não pela trajetória de vida, mas sim pela representação de ambos. Em muitas HQs Kal-El é retratado como a única esperança da humanidade e ele aceita de bom grado o fardo que isso gera, assim como Jesus fez segundo o cristianismo. Crenças à parte, não há como negar que há um paralelo entre as duas figuras que não se importam de se sacrificar em favor da raça humana.

Você pode dizer que Goku se coloca dessa maneira, sim, e quando você olha as reações aos episódios finais de DBS isso fica muito claro, mas Superman carrega isso como filosofia de vida, enquanto o Saiyajin o faz circunstancialmente. Você almeja que Goku seja o mais forte, não necessariamente o salvador.

Superman: Há uma caracterização messiânica?
Garoto mexicano assistindo ao episódio 130 de DBS

4 - Superman inspirou vários outros heróis, inclusive coisas dentro de Dragon Ball

Superman inspirou diversos outros heróis como Shazam, Sentry, Capitão Marvel e vários outros, além de inspirar diversos elementos dentro de Dragon Ball, por exemplo: Goku é um alienígena originado de um planeta extinto, que chegou a terra anida bebê em uma nave e foi criado por um bom homem do interior... e já apelando, que tal o Grande Saiyaman?

Obviamente, Goku também inspirou vários outros, como Naruto e Luffy, mas o fato de Superman inspirar o, talvez, maior herói da história dos mangás já coloca o Kriptoniano em vantagem.

Bebê Goku

Bebê Kal-El
5 - Superman é um IMIGRANTE e isso por si só já é um tapa na cara dos EUA

Embora ele use predominantemente as cores vermelha e azul, como na bandeira americana, Superman não nasceu nos EUA, ele veio de fora (do planeta, neste caso). Ele foi criado numa época onde o Imigrante era extremamente mal visto e sofria muito preconceito (não que isso não exista hoje), então ver um Herói que não nasceu no país sendo a maior esperança para aquela nação e ainda tratando todos com igualdade, não distinguindo raça, sexo, condição social e religião é um verdadeiro tapa com luva de pelica na cara dos cidadãos da terra do Tio Sam. "Ah, mas eles não enxergam desse modo", então precisam aprender mais uma coisa com o Azulão: Humildade...

Goku também é imigrante, eu sei, mas em Dragon Ball nunca foi retratado que Kakaroto vive no Japão, além disso, o japonês, por mais nacionalista que ele seja, não é, em sua maioria, preconceituoso, principalmente nos últimos 70 anos (período pós segunda guerra)

Superman defendendo imigrantes

Esses são 5 argumentos que visam mostrar o quão grande é Superman em relação à Goku. Sem dúvidas Kakaroto é importantíssimo para a cultura pop, sem ele não existiriam diversos personagens incríveis, mas não dá pra compara-lo com o Azulão de Krypton. Superman é superior em importância e alcance. É o maior herói de todos os tempos e essa é a homenagem final do Debate Nerd

Espero que tenham gostado, deixem seus comentários, críticas, elogios e sugestões aqui embaixo e em nossos perfis no Facebook, Twitter e Instagram!


Raphael

Raphael

Sou marido, pai, filho, pensador, psicologo (não por formação, mas por maioria de votos), NERD (e tenho orgulho disso), curto animes, mangás, HQs, séries, filmes, livros, vídeo-games, enfim, Nerd com "N" maiúsculo, curto heavy metal, power metal, metal progressivo. Sou cristão protestante e fé é questão de foro íntimo, respeite isso. Meus blogs são: vossavateologia.blogspot.com.br www.debatenerd.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.