Últimas Notícias
recent

Conhecendo os mitos do Superman! (Parte 2)

Olá, Olá, Nerds!!

Vamos a segunda parte de conhecendo os mitos do Superman!

Superman
Pessoal na primeira parte foi apresentado alguns parâmetros de análises que devem ser levados em consideração, mas são deixados de lado em alguns momentos ao analisar o real poder do Superman (se você não leu a parte 1, recomendo que leia antes de continuar a leitura desse conteúdo).

Segue o link: Conhecendo os mitos do Superman! (Parte 1)

Bem vamos por partes, como mencionado anteriormente existem 3 tópicos a serem levados em consideração quando se fala das reais capacidades de um personagem:

Adaptação: É quando um personagem realiza um feito o qual ele não teria condições de faze-lo, ou não consegue fazer algo que naturalmente teria capacidade.

Protagonismo: São situações que claramente o personagem principal ganha habilidades ou força do nada para derrotar um adversário que é claramente mais forte que ele, ou realizar uma façanha que ele não conseguiria fazer( É similar a adaptação, mas é mais voltada para aumentar atributos do personagem).

Roteirismo: Casos que uma série de acontecimentos ocorrem de forma que leve a determinado personagem ganhar o combate ou realizar determinada ação.

Esses conceitos não se aplicam só ao Superman, mais a outros personagens também.

Bem o Superman sempre foi enfatizado pelos seus grandes atos, que realmente muitos são incríveis e estão dentro das reais capacidades do personagem, já que ele é um dos heróis mais poderosos da DC comics, se não for o mais o mais poderoso (lembrando que eu disse herói e não PERSONAGEM mais poderoso). Mas sempre tem gente que usa falacias para enfatizar ainda mais o Super, é isso que vou quebrar nessa análise.

Vamos ver exemplos de falacias que muitos gostam de usar:

Força:

Superman ajuda a carregar o Espectro, que tem o peso da eternidade.
Superman e Mulher Maravilha carregando o Espectro

Alguns adoram citar esse feito como algo grandioso, mas de grandioso não tem nada.
Antes de qualquer coisa ele estava tendo ajuda, logo não podemos afirmar o quanto ele estava carregando (não necessariamente ele carregava 50% e a Mulher Maravilha 50%).
Mas isso não vem ao caso, já que é totalmente irrelevante dentro desse contexto, porque desde quando a “eternidade” pode ter seu peso medido?
Eternidade é um conceito abstrato, não é algo concreto, palpável, logo trata-se de uma verdadeira falacia, já que  não podemos mensurar, nem aproximadamente, qual seria o peso da “eternidade”.
Se eu falar: “Carreguei nas costas o peso da imortalidade”. Quer dizer que eu carreguei quantos quilos? Trata-se apenas de uma expressão de algo dito em sentido figurado. Imortalidade é abstrata, não tem peso.
Pense na ao invés do Espectro falar “eternidade” ele falasse “felicidade”. Mudaria alguma coisa? Seria + ou – pesado? Não mudaria nada.

Movendo uma nave que estava rebocando a Terra e a Lua.




Superman movendo uma nave


Aqui vou mostrar  determinados “detalhes” que o pessoal costuma omitir.
Primeiro é dito claramente que a nave anulava a massa da Lua e da Terra. Portanto o Superman moveu unicamente a nave, que a propósito nem é tão grande assim.
Segundo a nave estava com os motores ligados ( alguns Scans infelizmente não encontrei traduzidos, mas podem verificar o texto, ele vai bater com as informações passadas aqui).

Isso torna esse feitos de carregar a lua e a terra juntos uma falacia, e carregar uma nave pequena não seria nem um bom exemplo de força do Super.

Segurando um Buraco Negro com as mãos.


Superman segurando um buraco negro
A imagem em questão não mostra o contexto da trama naquele momento, por isso vamos aos fatos.

1º É dito na história que se trata de um mini buraco negro (Liga da justiça 77).
Pra vocês terem uma ideia, o Eléktron diz que se tratava de um buraco negro do tamanho de um punhado de areia. Ao realizar uma análise da massa aproximada que esse mini buraco negro teria, a conclusão é que o buraco negro teria no máximo (sendo bondoso), a massa da Lua.

2º O mini buraco negro estava contido dentro de uma caixa mecânica. Antes dele sair totalmente o Superman pega o dispositivo, ou seja, o mini buraco negro não saiu por completo. Como não sabemos o quanto do buraco negro saiu, pra sermos justos, e não desmerecê-lo e nem favorecê-lo, vamos dizer que saiu 50%. Sendo assim, o Super teria segurado, por poucos segundos, um mini buraco negro com metade da massa da Lua. Isso equivaleria a 1/162 da massa da Terra.
Realmente um bom feito, mas longe, muito longe do que os fãs pregam.


Empurrando o Mundo Bélico, com boost solar.


Superman Boost Solar

Superman Boost Solar
Inicialmente é bom constar que esse é realmente um feito excelente do Superman. Digno de um peso pesado. Ainda que não seja o Super com seus poderes normais.

Então vamos lá, primeiro, o mundo bélico é do tamanho de plutão, portanto, menor do que a Lua terrestre.
Segundo, no final de “Mundos em Guerra”, o Imperiex já estava enfraquecido, já que tinha gastado muito da sua energia, um problema já que as turbinas do Mundo Bélico tem como combustível a energia do Imperiex,


Ajudando a rebocar a Lua e a Terra.

Alguns utilizam esse argumento para enfatizar a força do Superman, mas esses feitos são totalmente descartáveis já que o Super teve ajuda em ambos os casos, ou seja não é possível quantificar esse feito de força.

Superman, Mulher Maravilha e Lanterna Verde

Superman, Ajax e Mulher Maravilha
Socos que despedaçam a linha do espaço-tempo.


Superman 

Superman VS Superman
Vamos aos esclarecimentos sobre esse feito, o Superboy Prime já havia enfraquecido a linha do espaço-tempo.
Além disso foi a soma da força de 2 Supermans que resultou na quebra da linha do espaço-tempo.
Outro fato é que devido a eles serem equivalentes de universos diferentes, isso gerou uma anomalia, fazendo com que um vivesse a vida do outro.
Portanto, temos a linha do espaço-tempo já  enfraquecida, a soma da força dos dois Supermans (e não somente do Super pós-crise) e a anomalia que ocorreu devido a interação entre os dois, que resultou na quebra da linha do espaço-tempo. Foi uma soma de diversos fatores, e não algo feito unicamente pela força do Superman.
Mas o mais importante é a seguinte questão: Quanto de energia seria necessário para quebrar a linha do espaço tempo? como não temos como calcular algo do tipo, se torna um feito que não da parâmetros nenhum de força.


Resistência:

Muitos fãs do Superman dizem que ele é completamente INVULNERÁVEL.
Claro que fãs mais atentos sabem que isso é mentira. Mas para demonstrar isso vou mostrar alguns casos, que mostrarão que o Superman não é tão invulnerável como muitos pensam.

Tendo o queixo quebrado por um soco do General Zod:

Superman vs Zod

Superman vs Zod

Sendo facilmente cortado pelas garras do Equus. Só pra constar, as garras dele são feitas de Titânio e de Polímero, e isso não aconteceu apenas uma vez (caso alguns digam que foi essa situação foi uma exceção).




Braço quebrado pelo Apocalipse:



Aguentando o poder da 50 Supernovas:

Também temos as falacias nos exemplos de resistência, esse caso das supernovas, um super feito de resistência certo? errado a explosão não acerta o Superman. Além que na historia é dito que se a onda de radiação gerada pela explosão acertasse o Super ele seria incinerado.

Superman Supernova

Superman Supernova
Resistiu a explosão equivalente a 1 milhão de bombas nucleares:

Outro feito que não serve como parâmetro, já que uma única bomba atômica pode equivaler a outras milhares.
Tudo depende da potência de cada bomba, um bom exemplo é que uma única bomba nuclear de 10.000.000 de megatons é muito mais potente que um 1.000.000 de bombas atômicas de 1 megaton.

Superman vs Apocalipse

Feitos Superman
Nesse caso não tem como avaliar, e se por acaso fosse utilizar a destruição causada.
Sabe qual foi a destruição? Esta:



Estão vendo a cidade ao fundo? Pois é... a explosão não foi lá essas coisas. Destruiu apenas um pequeno raio, talvez algumas centenas de metros sendo generoso.

Velocidade:

Alguns dizem que o Super é inatingível por causa de sua velocidade, Qualquer um que tenha lido meia dúzia de histórias do Superman sabe muito bem que ele é constantemente acertado pelos seus adversários. Sabemos que existe adaptações que fazem o Super ficar com algumas capacidades abaixo do normal em certos momentos, mas se ele é acertado em 90% das histórias, não tem como dizer que as histórias são incoerente ou que o personagem sofre adaptação em todos esses casos.

Super ser atingido faz parte da rotina dele, exemplos não faltam:

Sendo acertado pelo Lobo (que não demonstra ser muito rápido):


Superman vs Lobo

Superman vs Lobo

Superman vs Lobo

Superman vs Lobo

Superman vs Lobo

Sendo acertado pelo Darkseid (que não demonstra ser muito rápido):

Superman vs Darkseid

Superman vs Darkseid

Acertado por Mongul, que também não tem supervelocidade:

Superman vs Mongul
O Persuador não tem supervelocidade e olha o que ele faz com o Super:

Superman vs Persuador

Alguns dizem que o Superman é mais rápido que  Flash mais sabemos que é apenas um mito, aqui vai a prova suprema, caso alguém tivesse alguma duvida:

Superman vs Flash

Superman vs Flash

Superman vs Flash
Para saberem mais sobre as reais capacidade do Flash, veja nosso artigo "O verdadeiro Poder do Flash".
Segue o link: O Verdadeiro Poder do Flash


Magia:

Ta ai um tema bem polemico entre os fãs, muitos negam mas magia reduz e muito o nível de resistência do Superman. Mas sempre tem aqueles que negam veementemente isso, alegando que a magia reduz a resistência do Super em pouca coisa.
Vamos deixar bem claro aqui, que o Superman tem fraqueza a magia, e esse é um dado que não se pode ignorar, e questionar isso, dizendo que vulnerabilidade do Superman a magia não é tão grande a ponto de ser decisiva num combate é um grande equivoco. As histórias mostram que a fraqueza a magia do Superman é algo considerável e muito, numa luta.
É óbvio que não será qualquer mago ou ser mágico mequetrefe que derrotara o Superman, mas é fato que magia, mesmo de nível intermediário afeta ele. Magia de nível forte então, é QUASE (não falei que é) sinônimo de derrota.

Então em q nível estaria a vulnerabilidade do Superman a magia? As imagens abaixo nos respondem:

- Flecha mágica sequer machuca o Homem-Borracha, mas fere gravemente o Superman – história publicada em “Batismo Negro”:


Superman fraqueza a magia
 Lois comentando o que acontece com os poderes do Super quando ele enfrenta magia:

Superman fraqueza a magia
Sendo arranhado por mero Lobisomens:

Superman fraqueza a magia
Quase morrendo nas mãos de um samurai mágico (só não foi morto porque uma Ninja o salvou deixando-o intangível):

Superman fraqueza a magia

Apanhando de uma Vampira de 3ª categoria:
Superman fraqueza a magia

Teve seu braço cortado por um machado mágico(lembrem-se que se fosse um machado normal, não teria feito um arranhão no Super):

Superman fraqueza a magia
Na história publicada em SH & BAT #12 (Panini – Junho/06), Super enfrenta um Viking, com características magicas, vejam o resultado:

Superman fraqueza a magia

Superman fraqueza a magia
Superman fraqueza a magia
O Viking com apenas 2 golpes colocou o Super a nocaute, aliás em um deles, abriu um corte no peito do Superman.

Queimando a mão por causa de resquícios de magia:

Superman fraqueza a magia
Claro que como Superman é escrito por diversos autores,cada trabalha o personagem de uma forma diferente, então essa fraqueza é mais enfatizada em alguns pontos e outros não, mas isso não nega o fato que magia é sim uma fraqueza do Superman até porque, não faz sentido a DC jogar aos 4 ventos que o Super é vulnerável a magia se isso não fosse relevante.


Mas existem falacia em relação a magia que não entra no ponto que expus agora, um bom exemplo que alguns fãs usam para tentar falar que o Super não é fraco a magia e seria uma falacia é ele resistiu aos raios mágicos do Capitão Marvel(Shazam) e do Mago Shazam:

Superman vs Shazam
Superman vs Shazam

Superman vs Shazam

Superman vs Shazam

Superman vs Shazam

Superman vs Shazam

Que feito incrível de resistência a magia certo? Errado.

Os fãs simplesmente omitem que estando o Superman dominado pela entidade mística conhecida como Eclipso, teve seus poderes aumentados. Entre elas sua força e resistência.
E isso não é uma dedução, a própria história deixa isso claro, já que todos que se tornaram hospedeiros do Eclipso, tiveram seus atributos físicos aumentados. A mulher do Elektron por exemplo, ficou ultra-poderosa, a Mulher-Maravilha ficou mais forte e mais resistente, enfim, os personagens ganham um novo nível de poderes.

Kryptonita:

Pessoal no caso da  Kryptonita ela é muito consolidada como fraqueza ,mas ainda existem alguns que até aceitam essa fraqueza( pelo menos isso rsrs) mas falam que o Super consegue lutar mesmo que enfraquecido. Bem entendo que até mesmo a  Kryptonita as vezes sofre adaptações, um exemplo disso é que algumas vezes o Super consegue lutar contra o Metallo com aquela pedra gigante de Kryptonita no peito dele, sendo que isso não poderia acontecer ou seja é uma tremenda adaptação.
Já que outras vezes o Super fica totalmente incapacitado por uma pedrinha do tamanho de uma bolinha de golf.

Superman


Fraqueza ao Sol vermelho:

Ao ser exposto ao sol vermelho(ou energias com a mesma propriedade), Superman se torna um humano comum, ta certo que esse processo é gradual, mas é inegável que exposto ao sol vermelho ele perde o poder, não vejo  nesse caso algum mito, por isso não vou explorar esse assunto.

Superman

Para finalizar é importante ressaltar alguns pontos apresentados aqui, normalmente gosto de analisar personagens e realizar crossovers (aguardem os podcasts que virão vocês vão curtir muito os crossovers que preparamos) logo não descarto feitos (desde que não sejam adaptações esculachadas) mas o mito aqui apresentado é que o "feito" não é usado de forma correta pelos fãs que defendem o Super em debates, muitos são interpretações erronias do que esta sendo apresentado no HQ.

Pessoal espero que tenham gostado do material e logo, trarei mitos de outros personagens e também uma analise do real poder do Superman, enfatizando realmente seus grandes feitos e habilidades.

Aguardem!


Superman



Iran Tomas Neto

Iran Tomas Neto

Jamais caia, roube, engane ou beba. Se for cair, que seja nos braços de seu amor, se for roubar, roube boas amizades, se for enganar, engane a morte e se for beber, beba nos momentos de tirar o seu fôlego.

16 comentários:

  1. Você viajou! Só um Noob diria que Superman é mais rápido que o Flash. Quanto a ele levar porrada, isso faz parte do perfil do herói, ele prefere levar porrada 100% das vezes e não 90% ao invés de deixar alguém levar ou sofrer por ele. E não precisa de 100 exemplos de magia para falar o que qualquer um sabe: que ele é fraco contra magia. Bastava o dia em que a Mulher-Maravilha cortou o pescoço dele com a tiara dela e deixou ele sagrando quando estava dominado por Maxwell Lord na saga contagem regressiva para Crise Infinita. A tiara só cortou porque era mágica, simples assim. Você deve ter conversado com um Fanboy pirado do Superman, nínguém que é admirador sério do personagem e o conhece afirmaria esses devaneios e você mais insensato de dar moral a esses trolls de internet. O superman não é admirado só pelos poderes, era pelo caráter, que ficou uma porcaria depois dos Novos 52

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronie, obrigado pela visita, agradeço o comentário, mas sugiro que releia o texto. não estamos dizendo que o Super é mais rápido do que o Flash... muito pelo contrário, estamos dizendo que ele é mais lento. Esse é um artigo que visa mostrar os mitos do personagem. Ou seja, coisas que não são factíveis nas HQs do Superman..

      Novamente obrigado e volte sempre!

      Excluir
    2. Sinto muito Raphael, mas vou concordar com o Ronie Benites, parece que vcs pesquisaram pouco, ou nada, sobre o superman, e só aceitaram oq algum fanboy afetado disse, tem cosias ai que ja li e sei q vc se equivocou demais na hora de escrever!!

      Excluir
    3. Se já sabe, onde está o equivoco ali? mano acho que vc precisa ler os quadrinhos e não da uma de fã que nao sabe oque esta falando e simplesmente discorda. tudo ali bate com as historias.

      Excluir
  2. Qual é Ronie Benites?
    Você tem que ler as coisas com calma rapaz, está bem enfatizado ali que o super é bem menos veloz que o flash, mas bem menos mesmo.
    Aliás parabéns pelo post Rafael, ele está muito verdadeiro e coerente com o que eu conheço do personagem, infelizmente ele sofre muitas adaptações e roteirismo também.
    Os fanboys do super que me desculpem ele é poderoso mas não invencível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, obrigado pelo comentário e pelo elogio, espero que possamos fazer mais artigos que possam agradar, sem deixar de ser coerente.

      Volte Sempre!

      Excluir
  3. primeiro a explosão da bomba que equivale a 50 supernovas, vc disse que a explosão não acertou o superman, mas acertou sim, o que não atingiu ele foi a radiação dela, pq a onda de choque atingiu.
    segundo o mini-buraco negro, a palavra utilizada no quadrinho não é "grão" de areia, mas sim "punhado" de areia, então aquele buraco negro tinha cerca de 1cm de raio, e um buraco negro com 1cm de raio não tem a massa da lua, tem 500vezes a massa da terra.
    e por fim quando ele empurrou o planeta bélico, vc se esqueceu que a turbina do planeta bélico estava fazendo uma força contrária à dele, ou seja, aquilo é é sim um feito de força absurdo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguentar a onda de choque gerada pela explosão não é receber a explosão em si, logo não acertou , nem a radiação por sinal. Sobre o punhado de areia, não sei da onde você tirou grão de areia no texto esta escrito punhado de areia leia com atenção, outra coisa vc ta loko com essa conta que você fez ai, um buraco negro no tamanho de punhado de areia teria a massa da lua, mas o fato tbem é que o mini buraco negro não foi liberado totalmente, ou seja esquece essa conta de 1 cm que vc fez logo o feito em si foi aumentado de qualquer forma.

      Excluir
    2. A onda de choque provoca muito mais destruição que a explosão, não gosto do SuperHomem, mas isso é física, e não histórinha!

      Excluir
  4. e Sobre ele sendo Acertado pro seres mais lentos que eles, isso e Roteirismo mesmo, um Cara que se mova quase na velocidade da Luz vai ser acertado por um ser sem super velocidade'-' ? a Me Poupe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Roterismo esta presente sem duvida, mas nao esqueça que ele nao só diminui, mas também aumenta as capacidades dos personagens, logo as velocidades absurdas que ele demonstra muito exporadicamente também é uma adaptação já que foge das reais capacidades do personagem

      Excluir
    3. ME EXPLICA NOVAMENTE TEU COMENTÁRIO SOBRE A EXPLOSÃO DE UM REATOR "JÁ QUE UMA ÚNICA BOMBA ATÔMICA PODE EQUIVALER A OUTRAS MILHARES" PARA COMEÇO NÃO FOI UMA BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIU E SIM UM RETOR COM PODER EQUIVALENTE A MILHARES DE BOMAS ATÔMICAS. O QUE TEMPUS FALA "ENQUANTO A FORÇA DE UM MILHÃO DE EXPLOSÕES NUCLEARES DIZIMAM A ÁREA"SE VC OLHAR BEM A PÁGINA SEGUINTE A ÁREA FICOU SIM DIZIMADA TANTO QUE O SUPER RECUA 8 KM PARA EM SEGUIDA VIR DE ENCONTRO COM APOCALYPSE PARA JOGÁ-LO CONTRA UM ROCHEDO ENORME. SUPER-HOMEM VERSUS APOCALYPSE A REVANCHE.

      Excluir
  5. Cara. No primeiro exemplo sobre sua comparação de eternidade x felicidade já discordo e nem me dei o trabalho de ler mais. Eternidade te remete ao infinito, sinaliza tempo. Felicidade é um sentimento e não existe felicidade infinita. Apesar de ambos serem abstratos um remete ao infinito e outro a um sentimento que obviamente tem fim. O quadrinho em questão deixa claro que foi um feito absurdo, enfatizando. Outra coisa que li rapidamente foi você questionar que o superman leva sócios de personagens que não possuem supervelocodade. Ele leva, simplesmente pq permite tal ato. Ele sabe que é resistente e não vão ser uns soquinhos que vão matá-lo. Mas toda vez que ele quis desviar, o fez. Muitas vezes ele se deixa levar para estudar a força do adversário e outras vezes simplesmente ele faz para não usar todo seu poder contra o adversário. Criaram um senso moral e de uso de força nele desde o pré crise e desde então ele sempre enfatiza que não está usando seu poder na totalidade

    ResponderExcluir
  6. Se o superman não permitisse levar socos utilizando sua supervelocidade nenhum quadrinho dele teria a mínima graça. Além de superforte, voar, soltar raios pelos olhos, ia,fine ele nem permitir ninguém chegar perto ou encostar nele?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.