Últimas Notícias
recent

Debate Nerd Ciência #9 - Os poderes do Sr. Fantástico e Homem Elástico!



Olá, olá Nerds! Hoje vamos falar um pouco sobre os poderes de Reed Richards, o Senhor Fantástico e Ralph Dibny, o Homem Elástico, respectivamente da Marvel e DC. Em como este post é sobre dois super-heróis, ele será escrito também em dupla. Estão a postos Raphael e David.

Neste artigo não vamos abordar a origem, só vamos tratar os poderes diretamente ok?

Sabemos que ambos têm a capacidade de esticar seus corpos a distâncias imensas, mas como funciona esse poder?

Vamos abordar sob dois pontos de vistas, independentemente da interpretação, vamos partir da premissa que o poder deles é real e eles podem “esticar” seus corpos indefinidamente. Sabemos que em nossa realidade seria impossível, mas estamos falando de quadrinhos não é?

Então vamos aos dois pontos de vista!


  • 1)As estruturas biológicas dos personagens foram transformadas em polímeros semelhantes à borracha. Sendo assim, as estruturas musculares podem ser semelhantes ao polímero isopreno que, devido a sua estrutura química, possuem cadeias aleatoriamente enroscadas que, ao se esticarem, ficam alinhadas, conforme mostram as figuras abaixo. 



         Resolve-se o problema da elasticidade muscular, mas aí encararíamos mais problemas: 

  • a) A questão dos ossos, para que pudessem se manter em pé, teriam que ter uma estrutura rígida convencional, como nosso esqueleto. Que é composto  basicamente de Colágeno e sais minerais.  Mas com as estruturas moleculares alteradas, não teriam como manter seus esqueletos rígidos, não poderia haver a existência dos osteoblastos (responsáveis pela dureza da estrutura óssea)  a não ser que seus poderes tenham algum tipo de “ativação”, o que não parece ser o caso, pois já vimos eles serem esticados contra suas vontades diversas vezes. Ou o corpo deles produz MUITO Colágeno, que é uma proteína responsável pela elasticidade dos tecidos humanos. Mas pra isso ele precisaria ter uma dieta à base de gelatina e geleia (o Bocão agradece). OU ainda, ele ainda tem características adolescentes e pode produzir muita Somatropina (ou GH, o hormônio do crescimento), mas aí precisaria explicar como é que ele faz para voltar ao normal...

Osteoblastos fazendo seu trabalho.


  • b) Trauma do sistema nervoso, que ainda encararia a elasticidade como um processo não natural do organismo e causaria imensa dor. Mas que pode ser resolvido com Síndrome de Riley-Day ou Hanseníase (embora resolver problema de poder de super-herói com doença não seja algo muito legal).

  • c) A elasticidade desses heróis seria bastante limitada por causa da complexa estrutura corpórea, além disso, seria necessário um tensor para que pudessem se esticar. Pois um objeto elástico tende-se a se manter na condição de relaxamento constante, a não ser que sofra tensão. Pois um elástico só estica porque alguém puxa (causa tensão) e então ele sofre deformação temporária até que a mão (tensor) seja retirada.  Ou seja, os heróis não conseguiriam se esticar a não ser que alguém ou algo os esticasse.

  •  d) Problemas com frio e calor, como todo polímero, poderiam perder suas propriedades elásticas devido ao frio, podendo congelar e quebrar ou rachar, bem como com o calor, que poderia derreter os materiais, então nada de visitar o Alasca ou o Deserto do Saara



Vamos ao segundo ponto de vista: 

  • 2) A maneira mais simples de tratar esses poderes é justamente mudando o poder! 


“Mas como assim? Você quer mudar o poder deles? Se eles não esticarem não tem sentido! Vou chorar!!”

Não chore meu querido Nerd, vou mudar o poder (aliás, já mudaram), mas a no final das contas ficará do mesmo modo.

E se o Reed e o Ralph não se esticarem? E, se ao invés de deformarem o corpo, eles deformarem o espaço à sua volta, como foi proposto no filme do Quarteto Fantástico?

Isso mesmo, deformação do espaço ao redor! Esse seria o poder dos dois heróis! Eles não se esticam de fato, mas manipulam livremente o espaço ao seu redor. O efeito visual, para um observador, é de que eles se estão esticando livremente. Ou seja, quem observasse os heróis atuando, pensaria que eles estão se esticando, mas essa não seria a verdade, a verdade é que quem está sendo manipulado é o espaço ao redor deles. Dessa maneira não teria limite de quilômetros, nem preocupação com a estrutura molecular nem qualquer outro tipo de problema decorrente de uma atuação única e exclusivamente em seu corpo.

Ops, elástico errado...



Bom, é isso. O que acharam? Deixem aí em seus comentários e vamos ampliar o debate.

Até quarta que vem no próximo Debate Nerd Ciência


Debate Nerd

Debate Nerd

2 comentários:

Tecnologia do Blogger.