Últimas Notícias
recent

Debate Nerd Ciência #32 - Respirar Mata?



Olá, Olá Nerds! Hora de explodir a cabeça! Você sabia que uma das coisas mais importantes para a vida também é aquilo que mais mata?

Estamos falando do Oxigênio, aquele gás que é fundamental para que continuemos vivos! Sim o oxigênio mata!

Já perceberam que uma maça em contato com o ar fica escura? Isso se dá por causa da oxidação, no caso da maça, é devido a ação do oxigênio aliado ao polifenol liberado pela fruta ao ter suas células rompidas. Além disso, já perceberam que metais ferrosos que ficam em contato com o ar, sem proteção, enferrujam? Também ação do oxigênio!

Nos organismo também acontece algo parecido, só que não percebemos, pois o processo é bem lento!

Para entender o que acontece, vamos falar um pouco de combustão! Combustão é
uma reação onde moléculas a base de carbono cedem elétrons ao átomo de oxigênio, só que isso acontece muito rápido! Devido a isso, a quantidade de energia liberada é muito grande e o calor resultante dessa liberação de energia converte-se em fogo.

Lavoisier descobriu, que no corpo, a respiração celular também gera um processo de combustão. entretanto, o corpo não entra em chamas, porque existem diversos processos nesse ínterim que absorvem quase toda essa energia, sendo assim essa reação sustenta o funcionamento das células.

Mas eu disse acima que o corpo absorve quase toda energia produzida e que a combustão é a perda de elétrons de moléculas de carbono para átomo de oxigênio lembram?

pois então, esses processos geram moléculas reativas que são os Radicais Livres e essas moléculas são altamente toxicas!

Radicais livres são moléculas instáveis e se associam rapidamente a outras moléculas causando oxidação. No corpo humano eles se conectam a tudo o que estiver por perto, danificando celulas e causando o envelhecimento.

Mas seria possível viver sem oxigênio?

Organismos primitivos não utilizavam oxigenio para geração de energia, entretanto, durante a evolução começaram a gerar energia através deste átomo. Então hoje, é impossível viver sem oxigênio, ele é responsável pela quebra do açúcar. Em uma celular com respiração anaeróbica (que não usa oxigênio para quebrar o açúcar)  consegue-se apenas dois mols de ATP para um de glicose. Em células com respiração aeróbica (com o uso de oxigênio) consegue-se 36 mols de ATP para um de glicose, ou seja, a produção de energia feita a partir do oxigênio é mais eficiente!

Como resultado disso, envelhecemos e morremos!

Bom, vou ficando por aqui... Dúvidas, elogios e criticas, deixem aqui embaixo e em nosso perfil no Facebook!
Raphael

Raphael

Sou marido, pai, filho, pensador, psicologo (não por formação, mas por maioria de votos), NERD (e tenho orgulho disso), curto animes, mangás, HQs, séries, filmes, livros, vídeo-games, enfim, Nerd com "N" maiúsculo, curto heavy metal, power metal, metal progressivo. Sou cristão protestante e fé é questão de foro íntimo, respeite isso. Meus blogs são: vossavateologia.blogspot.com.br www.debatenerd.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.