Últimas Notícias
recent

Netflix: The Alienist - CSI de época? - Crítica sem spoiler


Olá, olá Nerds! Maratonamos a nova série da Netflix: The Alienist! Produzida pela Paramount por Hossin Amini, baseado no livro de Caleb Carr. A série conta a história do Dr Laszlo Kreizler (Daniel Brühl), um "Alienista" (nome pelo qual eram chamado os psicólogos no sec. XIX) que juntamente com sua equipe Ad Hoc busca desvendar uma série de assassinatos de garotos homossexuais. Além de Daniel Brühl, a série conta com Luke Evans e Dakota Fanning.

Em um primeiro olhar, a impressão que passa é de que a série será um CSI de época e ouço dizer que se fosse nesse formato, também funcionaria do bem, mas, The Alinist não segue por essa linha. A obra é um thriller psicológico que se passa em Nova York no ano de 1896, ou seja, seculo final do XIX. Um momento de mudança e quebra de paradigmas, mulheres lutando pelo seu direito ao voto, tendo empregos no departamento de polícia e isso é muito bem retratado na série. A ambientação história está muito boa, é interessante olhar para uma das maiores cidades do mundo mais de 120 anos atrás e ver, além do que eu já falei, homens e mulheres preconceituosos e machistas, observando uma mudança cultural que estava se desenhando, homens procurando outros homens em casas de prostituição mas que não querem perder seu status, mulheres que acabam sendo subservientes pois não querem ser mal vistas. Somado a tudo isso tem o visual da Nova York de mais de 120 anos atrás, Simplesmente sensacional!



Falando da série... O roteiro tem alguns furos talvez o mais grave deles seja relacionado ao tipo de vítima escolhida pelo serial killer, não fica perfeitamente claro o motivo de ser aquele perfil. A explicação dada é rasa e não fecha 100% a questão. Mas no demais, a serie é bem amarrada, os personagens são bem construídos, embora eu tenha sentido falta de um aprofundamento do personagem John Moore, interpretado por Luke Evans que trabalha como ilustrador para o The New York Times e ainda assim é tido como alguém que não "é dado ao trabalho".

A fotografia esta linda, a paleta de cores utilizada nos remete diretamente ao início do século passado, a iluminação, que remete nos primórdios das lâmpadas incandescentes e no fim das lamparinas de querosene e gás são um show à parte e o figurino, principalmente os femininos são uma excelente aula de história da moda.



Os atores também estão muito bem, destaque para Daniel Brühl, que ja havia mostrado seu talento em Rush, interpretando Niki Lauda e Luke Evans, que entrega um Bon-Vivant que todo faz questão de gostar. Dakota Fanning também está muito bem, mas em alguns momentos entrega uma interpretação esquecível...

The Alienist agrada a quem procura uma série de época e a quem procura uma série sobre investigação, é inteligente e original e, sem dúvida, merece nossa atenção.

Se o Debate Nerd recomenda? Sim, com certeza!


Raphael

Raphael

Sou marido, pai, filho, pensador, psicologo (não por formação, mas por maioria de votos), NERD (e tenho orgulho disso), curto animes, mangás, HQs, séries, filmes, livros, vídeo-games, enfim, Nerd com "N" maiúsculo, curto heavy metal, power metal, metal progressivo. Sou cristão protestante e fé é questão de foro íntimo, respeite isso. Meus blogs são: vossavateologia.blogspot.com.br www.debatenerd.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.